Para a psicóloga Joana Albuquerque, do Colégio GGE, o processo de ambientação escolar depende fundamentalmente da segurança que os pais oferecem aos filhos.

A chegada ao ambiente escolar é o primeiro grande desafio na vida de uma criança. Sair da segurança e do conforto familiar e entrar num ambiente totalmente novo, cheio de desafios, é uma grande mudança. Para os pais, o momento também é de adaptação, é natural que medos e inseguranças possam vir à tona e gerem instabilidade nesse período.

Para a psicóloga Joana Albuquerque, do Colégio GGE, o processo de ambientação escolar depende fundamentalmente da segurança que os pais oferecem aos filhos. Para viabilizar essa condição, o GGE prepara uma semana de adaptação com largada progressiva, que consiste na participação dos pais no ambiente escolar.

“A adaptação é feita respeitando o ritmo de cada criança . A gente sente o momento certo dos pais se despedirem, a gente orienta a forma que é feita essa despedida e, a grande dica, é que os pais passem segurança à criança. Ela precisa se sentir segura nesse novo ambiente, sabendo que ela ficará um período no colégio e que depois voltará para casa”, diz Joana.

Uma das ferramentas também utilizadas para facilitar o processo para a criança é o “objeto transicional”. “Esse é um objeto familiar, que é significativo para essa criança. Ela pode levá-lo nesse momento inicial para a escola para ajudar nessa fase de adaptação”, ressalta a psicóloga.

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