Em uma rápida pesquisa na internet pelos termos “canta” e “desafina” é possível ter acesso a uma enxurrada de notícias com críticas ao desempenho de alguém que soltou a voz em público e não agradou a todos.
Isso inclui desde profissionais, como Juliette, Demi Lovato ou Zezé de Camargo, a pessoas comuns que fazem isso no dia-a-dia pelo puro prazer de acompanhar uma música que goste muito, como Janja, Neymar ou o astro “The Rock” (ator de cinema).
Através de notícias e comentários nas redes sociais, todos eles tiveram que ler que suas performances foram “vergonhosas”.
- O que acontece nesses casos? Existe solução para todos eles?
- A resposta é sim, e isso é bem mais simples do que se possa imaginar.
Para especialistas em canto, é comum receber pessoas com dúvidas parecidas:
- Nunca estudei canto.
- Será que consigo aprimorá-lo?
- Todos falam que sou desafinado, mas gosto de cantar.
- Tem alguma solução para quem tem vergonha de soltar a voz?
São muitos os tabus que afirmam que só quem tem um talento nato pode ter o prazer de interpretar uma canção.
“Recentemente, uma das perguntas que recebi foi: E se fizer apenas uma aula por semana, dá resultado? Dá, sim! Tudo para o qual você se dedica, provoca uma mudança”, explica a cantora Maria Kamila.
Ela criou, em conjunto com outras três professoras, o Coletivo Kantoka, um grupo que dá aulas e realiza workshops para pessoas que ainda ficam reticentes quanto à própria capacidade de evoluir e duvidam que possam compreender os ensinamentos de profissionais do canto.
Cursos coletivos e de curta duração valem como um primeiro passo e, quando bem coordenados, podem levar um aluno a querer se aprofundar cada vez mais a descobrir o potencial de cada voz.
- As aulas acontecem nos dias 25 e 26 deste mês (quarta e quinta-feira desta semana) e serão realizadas na Escola “Cenário Arte e Cultura” (Avenida Sapé, nº 1274, bairro de Manaíra).
Para atrair um perfil diversificado de público com pouca disponibilidade de horário, existem oficinas agendadas em turnos diferentes.
A inscrição pode ser feita seguindo o link abaixo e preenchendo um formulário, no qual mais detalhes são dados sobre a iniciativa.