O Secretário-Chefe de Estado do Governo, Roberto Paulino, fez uma visita de cortesia nesta terça-feira (dia 24) à Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão, viúva do ex-senador José Maranhão (vítima de COVID, tendo falecido logo no início da Pandemia de Corona Vírus que se abateu pelo mundo afora), a partir do final de 2018, permanecendo ameaçadoramente para a existência humana restrita em alguns focos localizados, até os dias de hoje.

A desembargadora, magistrada originária do Tribunal de Justiça, ocupa atualmente o cargo de Presidente do Tribunal Regional da Paraíba.

Roberto Paulino foi vice-governador de José Maranhão durante a gestão compreendida entre a eleição estadual de 1998 até 2002, quando assumiu a titularidade do cargo.

“Falamos a respeito do livro sobre a memória de Zé Maranhão, já que o Senado Federal vai fazer o lançamento da obra literária em Brasília e, posteriormente, em João Pessoa, pois o professor Sales Gaudêncio ainda está escrevendo o livro”, disse Paulino.

Sales Gaudêncio explicou que o livro conta com 540 páginas e capa de couro na cor vermelho rústico (puxando para um tom de terra, meio amarronzado).

O prefácio foi escrito por Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de Zé Maranhão desde a época do MDB Histórico, de resistência ao Regime Militar e deve estar pronto, impresso pela Gráfica do Senado, por volta dos meses de março ou abril deste ano.

Falta agora definir as datas de lançamento aqui na Paraíba e também em Brasília.

No livro consta também o registro de um depoimento do Deputado Estadual Raniery, representando a família Paulino.

  • MAIS DETALHES SOBRE A OBRA A RESPEITO DE JOSÉ MARANHÃO:

A coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado” foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 84, de 19 de novembro de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Com esta publicação, o Senado Federal reverencia a trajetória de personalidades que exerceram o cargo de Senador da República, deixando contribuições para a vida
política do País.

Nesta edição, o Senado Federal homenageia o ex-senador José Maranhão, parlamentar eleito pelo Estado da Paraíba, entre os anos de 2003 e 2020.

Foram ouvidos inúmeros familiares, amigos próximos, políticos contemporâneos, etc para esboço da face mais pessoal e de momentos marcantes da vida do ex-senador.

  • Como acrescenta o próprio autor do livro:

“Ora tradicional, ora conciliador, outras vezes um ‘radical’ , Zé Maranhão aparece entre aqueles sujeitos multifacetados que são quase impossíveis de se enquadrar numa obra ‘completa e definitiva’, sendo – por isso mesmo – muito difíceis de serem biografados”, conceitua Sales Gaudêncio.

  • PS: Trata-se, tecnicamente falando, de um “escorço” (breve relato sobre a história diferenciada do personagem em foco) do que propriamente uma biografia “modal” acadêmica, no campo disciplinar universitário, sistemático e metodológico.

Há depoimentos sinceros e emocionais (In Memoriam), em homenagem à trajetória de quase 70 anos de militância e carreira pública de um grande brasileiro, que nunca faltou ao seu Estado de origem e – por extensão – a todo o Brasil.

Leave a comment