O professor Inaldo Gomes explica ainda que a robótica possui três linhas de atuação dentro do Colégio GGE.
- A primeira é a robótica no período integral, que acontece no turno da tarde.
- Para os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, as aulas têm duração de 30 minutos.
- Já no terceiro ano, duram uma hora.
“O objetivo dessa pílula é motivar o aluno a usar os recursos da tecnologia para desenvolver projetos e atrair a criança para o universo da tecnologia”, ressalta.
Na segunda linha de atuação, as aulas são voltadas em como utilizar os recursos para criar soluções mais simples.
“Essa parte é muito rica porque é uma experiência na qual os estudantes vão usar os recursos do Kits de Robótica LEGO EDUCACIONAL, por exemplo, para poder resolver situações do dia-a-dia. São possibilidades que eles vão começar a descobrir”, ressalta o professor.
Já a turma do G1, composta por estudantes do segundo ao quarto ano, os kits de robótica entram em ação.
Eles são compostos de diversos materiais, como a sucata.
Nesses desafios os alunos chegam a construir garras robóticas e começam a explorar a engenharia de criar robôs capazes de pegar objetos em determinados locais e colocar em outros.
O segmento G2 acontece com os alunos do quinto ao oitavo ano, já abordando o trabalho em equipe para dar autonomia ao pré-adolescente.
Os desafios vão desde batalhas de robô, como também participações na Olimpíada Brasileira de Robótica.
“Esses estudantes foram competir com os alunos do ensino médio e tiveram uma excelente colocação. Tivemos também medalhistas de ouro entre outros medalhistas na Olimpíada Brasileira de Robótica. A robótica está no entorno da parte de competição, na esfera de desafios. Eles mesmos entram no universo de ‘como é que eu posso melhorar o projeto de equipe?’. Buscam incessantemente criar novas soluções dentro desse espaço”, finaliza Inaldo.