Em vez das habituais Rodas de Conversa das tardes de quinta-feira, o Coletivo Cotonetes apresenta esta semana (dia 30) uma Sessão Cineclube, com o pré-lançamento do documentário “Lauri”, de Beto Novaes.
O filme, dedicado à Geração 68 “por sua resistência e luta contra a ditadura”, conta a história do músico e militante Lauriberto José Reyes, aluno da USP assassinado pelas forças da repressão aos 26 anos.
Após a apresentação do filme, será realizado um debate contando com o diretor Beto Novaes, as ex-presas políticas Marlene Soccas e Ana Corbisier, e os integrantes do Coletivo Cotonetes Chiquinho Alves e Genaro Ieno, contribuindo para a construção da memória das vítimas da ditadura e da política de perseguição e eliminação dos opositores ao regime militar.
- A mediação será feita pelo professor Carmélio Reynaldo (docente aposentado da UFPB e um dos coordenadores do Coletivo Cotonetes).
- Beto Novaes foi professor da Universidade Federal da Paraíba e hoje está vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua carreira docente, articulou o ensino e a pesquisa com a produção fílmica, resultando em um rico acervo de documentários.