Segundo a professora de socioemocional do Colégio GGE de João Pessoa, Izabel Nicolau, compreender essas linguagens é fundamental para os professores lidarem melhor com seus alunos.
O Colégio GGE, que chegou a João Pessoa em 2023, traz consigo inovações para a educação.
Um desses conceitos é a utilização, em sala de aula, da teoria das “Cinco Linguagens do Amor” para trabalhar o lado socioemocional dos alunos.
A teoria, criada pelo conselheiro Gary Chapman, visa identificar as formas como as pessoas entendem, sentem e demonstram o amor.
- As cinco linguagens do amor se dividem em atos de serviço, dar presentes, toque físico, tempo de qualidade e palavras de afirmação.
- Cada uma dessas linguagens representa a maneira como uma pessoa expressa e entende o amor.
Por exemplo, para alguém que tem a linguagem do amor por palavras de afirmação, a comunicação e o reconhecimento são essenciais para se sentir amado.
Segundo a professora de socioemocional do Colégio GGE João Pessoa, Izabel Nicolau, compreender essas linguagens é fundamental para os professores lidarem melhor com seus alunos.
“Hoje, vejo que muitas escolas utilizam muito de palavras de afirmação como forma de demonstração de amor e carinho com os alunos. Acho muito importante porque demonstrar em frases, em elogios, em reconhecimento, em forma de palavras, ajuda bastante também. Mas é importante o professor tentar conhecer um pouco dos seus alunos e saber que cada um tem uma forma de demonstrar amor e respeitá-la sempre!”, pontua a professora.
De acordo com Izabel, dinâmicas com as turmas também são realizadas para aprimorar as habilidades socioemocionais dos alunos.