Neste final de semana, está sendo lembrada a passagem dos quatro meses de falecimento do “Soldado Pelé”, também chamado de “Rei do Futebol” e considerado “O Atleta do Século XX”.
São 120 dias, contados a partir de 29 de dezembro de 2022.
Campeão do mundo na Suécia, na Copa de 1958 e já reconhecido internacionalmente aos 18 anos de idade, Pelé não se livrou do serviço militar em 1959.
O “Rei do Futebol” dividiu seu tempo entre o gramado do Santos, na Vila Belmiro e o 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Praia Grande-SP.
De acordo com o Centro de Memória do “Peixe” (Santos FC), Pelé era o Soldado 202 Nascimento e não tinha regalias no quartel.
A Capitão Karla, jornalista da 5ª Seção de Comunicação Social e Relações Públicas do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, cuja Companhia de Comando está instalada em João Pessoa, já entrevistou Pelé para a TV Verde-Oliva, quando ainda era Tenente.
O motivo da entrevista reproduzida no final deste texto, foi a solenidade realizada em 2010, no Rio de Janeiro, quando a Diretoria de Pesquisa e Estudos de Pessoal prestou, no dia 04 de novembro daquele ano, uma homenagem ao Sr. Edson Arantes do Nascimento, “O Rei Pelé”.
Emocionada, ela mesma explica sua sensação diante da notícia do falecimento:
“Uma grande perda… Eu tive a honra de entrevistar o Pelé duas vezes. Ele era muito simpático e atencioso com todos!” – diz a militar.
- Veja abaixo a entrevista exclusiva que ele concedeu à TV Verde-Oliva.
- Até agora são 15.368 visualizações. Postado em 5 de novembro de 2010.