(… CONTINUAÇÃO DA PARTE 01)
A reestruturação de Cida Lobo, entretecendo realidade e ficção, reafirma que o não dizer é mais importante do que o dizer.
- Afinal de contas, o que é a ficção senão essa maravilhosa arte de dizer não dizendo?
Neste seu primeiro trabalho, informação que se encontra na orelha do livro, não se sente a hesitação da iniciante, mas a firmeza de quem tem a consciência de que a ficção se constrói entre as fissuras da realidade.
Poliglota, inteligente, culto, conhecendo vários saberes artísticos, da poesia ao cinema, bem como os saberes práticos, como a tradução – embora ele não o seja –, além da desenvoltura em vários idiomas, Le Pera é a complementação de Gardel, cujo magnetismo pessoal, simpatia e carisma, atrai as multidões com sua voz de veludo.
Ambos incompletos, embora se entendam perfeitamente, por causa de seus amores não realizados, a inesquecível Charlotte, para Le Pera; a impossível e jamais tocada Carmen Miranda, para Gardel.
Se os dois poderiam ter as mulheres que quisessem, não têm as que desejam ardentemente.
A falta amorosa é mais um elo na corrente que os une.
- El día que me quieras, torna-se, definitivamente, em Na noite que me queiras.
Cida Lobo sabe conduzir o leitor com o cuidado de quem guia pessoas por caminhos perigosos.
E seria muito fácil ela própria desviar-se deste caminho, cuja narrativa não esconde o seu encanto por Gardel.
Mas a escritora, com domínio e segurança inequívocos, mantém o controle da narrativa e induz o leitor a se enredar no mistério que envolve a origem de Gardel.
Homem simples, que galgou o sucesso e encantou os palcos internacionais – Nova York, Paris, Rio de Janeiro, Buenos Aires… —, com o poder de sua voz, seu charme e elegância pessoais, ou um semideus, entregue a uma pretensa mãe, às margens do Sena?
- O romance entretece o mito, o duplo, o Gardel que são dois: um que ganha dinheiro e outro que gasta (p. 58), precisando ambos destacados e bem cuidados para que nenhum deles pereça.
Por outro lado, a marcação cronológica temporal dentro da reminiscência, liga o tempo presente do narrador Le Pera, atravessa o tempo da memória, para se religar, mais uma vez, ao tempo presente inicial, sempre utilizada adequadamente, e funcionando para o leitor, como o cronômetro de uma bomba-relógio, que se espera nunca explodir, ainda que zerado.
Ao lançar a semente da dúvida na cabeça do leitor, Cida Lobo ajuda a consolidar ficcionalmente, o denso mistério e paixão, envolvendo o grande artista, que, no coração de seu imenso público, é imortal e sempre presente. Assim como o mito.
(OBS – FINAL DA CONTINUAÇÃO)
=X=X=X=X=X=X=X=X=X=
- Vendas
- LIVRO IMPRESSO:
- Viseu: https://www.editoraviseu.com.br/na-noite-que-me-queiras-prod.html
- Amazon: https://www.amazon.com.br/Na-noite-que-me-queiras/dp/6559859088/ref=tmm_pap_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1652098435&sr=8-1
- Americanas: https://www.americanas.com.br/produto/4751172760?pfm_carac=na-noite-que-me-queiras&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=620e4fa9d9fd6edeec1654d2
- Shoptime: https://www.shoptime.com.br/produto/4751172760?pfm_carac=na-noite-que-me-queiras&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=620e4fa9062ff5a574e282d2
- Submarino: https://www.submarino.com.br/produto/4751172760?pfm_carac=na-noite-que-me-queiras&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=620e4fa990c85550370de39a
- Magazine Luiza: https://www.magazinevoce.com.br/magazinewebdayofertas/livro-na-noite-que-me-queiras-viseu/p/caahhgc6ga/LI/LROM/