A nova diretoria da Academia Brasileira de Direito (ABD) tomou posse no último dia 11 de maio em evento grandioso, na cidade de Cuiabá-MT.

Foram empossados, entre outros, o novo Presidente da Instituição Fábio Capilé, advogado Mato-grossense.

Integram a sua Diretoria:

  • o 1º Vice-Presidente Ricardo Bezerra,
  • a 2ª Vice-Presidente Elizete Lanzoni,
  • a Secretária-Geral Julhiana Miranda Melhoh Almeida, e
  • o Secretário-Adjunto Júlio Antonio Lopes.

No Conselho Superior: Ynes da Silva Felix, Diego De Paiva Vasconcelos, Clóvis Cunha da Gama Malcher Filho, Viviane Coelho de Sellos Knoerr, Rita de Cássia Santana Cortez e Diego Mendes Sousa.

Como Orador Oficial, o Ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; como Diretor Cultural Fredie Souza Didier Júnior; como Diretoras de Relações Internacionais, Ana Luíza Almeida Ferro, Viviane Coelho de Sellos Knoerr e Amini Haddad Campos; como Diretores de Relações Institucionais, o Ministro Humberto Martins e o advogado Valdetário Andrade Monteiro.

Tomaram posse, também, como Diretor de Ações Sociais, Tito Souza do Amaral; Diretores de Assuntos Legislativos, Domingos de Aguiar Neto e Marlon Jacinto Reis, Diretor de Comunicação, Diego Mendes Sousa, Diretores da Escola Superior, Helio Gustavo Alves e Rodrigo Lima Vaz Curvo, e como Integrantes do Conselho Editorial, Joaquim Falcão, Sofia Miranda Rabelo, Carmela Grune, Ministro Augusto Cesar Leite Carvalho, Lenio Streck, Cesar Mattar, José Horácio Halfield Ribeiro e Celso Barros Coelho Neto.

O evento ocorreu na Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM) e foi prestigiado pela representante do Conselho Nacional de Justiça, para o ato, a também empossada Amini Haddad Campos, assim como, todos os membros da cúpula do Poder Judiciário estadual, quais sejam, a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, a Desembargadora Clarisse Claudino da Silva, a Desembargadora Vice-Presidente Maria Erotides Kneip, e o Corregedor Geral de Justiça, Juvenal Pereira da Silva.

Além dos representantes da Escola Superior da Magistratura, da Escola Superior do Ministério Público, da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso, além de diversas outras autoridades.

Em seu discurso, Fabio Capilé evidenciou que “não nos restringiremos apenas ao estudo e difusão das letras jurídicas, mas buscaremos contribuir através das nossas ações para diminuir as desigualdades”, e continuou:

“Cabe a cada um de nós a conscientização da nossa importância no contexto social, no sentido de contribuir para que tenhamos um mundo melhor, com garantia de dignidade para as pessoas”.

Houve ainda no mesmo evento o lançamento do II Congresso Internacional da Academia Matogrossense de Direito, com a abertura através de palestra do Ministro Humberto Martins, seguindo no dia subsequente, por juristas nacionais e internacionais, onde pode-se destacar o professor e advogado Leonardo da Cunha.

  • No dia 12, ainda ocorreu o lançamento de livros por diversos juristas regionais e nacionais, dentre eles Ricardo Bezerra, da Paraíba, autor da obra “Licitação e Cultura, Contratação de Artista pela Administração Pública”.

Foi realizada também a reunião estratégica da ABD e do Colégio de Presidentes das Academias Jurídicas do Brasil, além de evento voltado para o público das universidades, consistente na coleta de resumos expandidos, capitaneado pelo Coordenador do Mestrado da UFMT, Marcelo Antonio Theodoro.

Para finalizar, considerando a preocupação das instituições organizadoras com o compromisso social, foram arrecadados alimentos para serem doados para instituições de apoio humanitário.

Leave a comment