Foi numa tarde quente de domingo. Dia claro. Ensolarado e sem nuvens.
José Maranhão já era deputado federal, Zenóbio Toscano era o Prefeito Municipal, Dr. Osman Setúval Rocha, vice dele.
Roberto Paulino, ex-prefeito na gestão anterior, ainda iria exercer seu 1º mandato como deputado estadual. Todos eleitos pelo PMDB. O ano era 1983.
Eu estava lá, fotografando tudo, ao lado do casal Cleoma Toscano e Alexandre “de Moca” Henriques (ambos com câmeras, lentes, flashes, teleobjetivas, etc, muito mais profissionais que minha pequena e amadora maquininha Love/Cannon).
A repórter escalada pela Rádio Cultura era Nárriman Xavier. Pauta de Humberto Araújo e Pedro Alves de Andrade. O gravador de fita-de-rolo tamanho “ginórmico” era de Clímaco Santa Cruz.
A anfitriã, Dona Miriam Aquino (viúva de Osmar), tinha conseguido, num feito digno dos melhores registros históricos e políticos da região polarizada por Guarabira, levar para a “Rainha do Brejo”, ninguém mais, ninguém menos, do que Luiz Carlos Prestes, para inaugurar o Memorial organizado por ela numa casa localizada em frente às escadarias do Colégio da Luz, no centro da cidade.
Guarabira estava em festa, com a presença de tantos políticos ilustres e muita gente observando tudo que transcorria pelas ruas então cercadas de mato de beira-de-estrada, mas hoje completamente ocupadas por edifícios residenciais, prédios de condomínio, lojas comerciais, oficinas mecânicas, enfim…
Solo urbano totalmente recoberto de cimento e ferragem, onde – 40 anos atrás – só havia barro e grama, no acostamento da PB-073. Quarenta anos depois: construções por toda parte, tijolos por todos os lados.
Asfalto e cal. Tinta sintética. Faróis de trânsito. Placas de contramão. Sinal vermelho piscando em alerta. Lombadas na pista.
As fotos aqui publicadas falam por si e recontam os demais detalhes da história. E assim se passaram quatro décadas, rápido como uma bala de fuzil.
Algumas testemunhas dessa história:
- Maurício “Moscou” Gomes Bezerra,
- Izabel Pontes,
- Wanderley Caixe,
- vereador Geraldo Cabral,
- “Chico do Baita”,
- Jório Machado,
- Enewton Dornellas,
- Waldir Porfírio,
- Aurélio Aquino Buarque de Gusmão,
- senador Humberto Lucena,
- Júlia Carmem Estevam, entre outros…