Nesta sexta-feira (dia 02), o Centro Cultural São Francisco será palco de dois grandes concertos.

A partir das 19h00, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) entra em cena sob a regência do maestro Erenilson Ferreira e em seguida, às 20h00, haverá o concerto intitulado ‘Música para cantar junto’ com participação do ‘Coral Universitário Gazzi de Sá’ da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), regido pelo maestro Eduardo Nóbrega e do ‘Coro Em Canto’ da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a regência do maestro Lemuel Guerra.

Os coros abrem juntos a temporada 2023, com participação especial do professor e maestro convidado Eduardo Lakschevitz (UNIRIO) .

  • Na primeira parte, a OSMJP, sob a regência do maestro Erenilson Ferreira apresentará o Concerto para Violoncelo em Ré de Haydn, tendo como solista Fábio Machado e encerrará com a 8ª Sinfonia de Beethoven.

Na segunda parte será a vez dos corais que vão apresentar um repertório bem popular, abrindo com a composição ‘Marujo do Rosário’, um Folclore Brasileiro com arranjo de Dekaney e Eduardo Lakschevitz; depois apresenta ‘Lenha’ de Zeca Baleiro com arranjo de Lakschevitz; em seguida a composição ‘Nde Rangaba’ (baseado em Poema indígena) e ‘Ciranda’, sendo as duas de autoria do maestro Eduardo Lakschevitz.

Logo após será executada a peça ‘Há de Chegar’ de Sergio Barros e Eduardo Lakschevitz.

Na sequência, os coros vão apresentar duas composições de autoria do maestro Lakschevitz, dedicadas aos grupos e aos maestros titulares.

 

A primeira ‘Pra Quem Canta’ é dedicada ao maestro Eduardo Nóbrega e ao Coral Universitário “Gazzi de Sá” da UFPB e a segunda peça, intitulada ‘Sobre Cantores e Regentes’ é dedicada ao maestro Lemuel Guerra e ao Coro “Em Canto” da UFCG.

Continuando, serão executadas ‘Todas as Cores’ de Eduardo Lakschevitz e Fabiano Salek e a composição ‘Sobradinho’ de Sá & Guarabira.

Por fim, ‘Quem sabe isso quer dizer amor?’ de Lô Borges e Márcio Borges.

Todas as composições têm arranjos do maestro e professor Eduardo Lakschevitz.

  • De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, a vinda do professor e regente Eduardo Lakschevitz só enriquece o aprendizado dos grupos.

“Lakschevitz tem uma leveza na regência espetacular, não é à toa que é reconhecido internacionalmente por seus arranjos e composições para coros gravados por todo Brasil e por outros países, a exemplo da Venezuela, México, Estados Unidos e Eslovênia”.

“Portanto, sua experiência só vai acrescentar e valorizar ainda mais o trabalho dos coros”, relatou Nóbrega, acrescentando que Lakschevitz já está se encontra em João Pessoa, dando continuidade aos ensaios que já foram iniciados pelos maestros titulares dos coros.

  • Os corais serão acompanhados pelos músicos convidados, Yuri Ribeiro (teclado e acordeon); Marcelo Aprígio (contrabaixo), além de Everton Drums e Sofia Nóbrega (percussão).

Este concerto duplo está sendo possível por meio de uma parceria firmada entre a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, através do coordenador, o músico Samuel Espinosa e o Coral Universitário “Gazzi de Sá” da UFPB.

 

  • Quem é Eduardo Lakschevitz?

Iniciou sua atividade como compositor a partir da necessidade de construção e adaptação de repertório coral, ao longo de três décadas de trabalho como regente de coros escolares, universitários, religiosos e comunitários.

É mestre em regência coral pela Universidade de Missouri- Kansas City (EUA) e doutor em Música pela UNIRIO.

Recentemente completou estágio pós-doutoral na Universidade de Syracuse (EUA).

Atualmente é professor do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, onde leciona nos cursos de Graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS).

Dedica-se à composição de peças para coros de todas as idades, em diversas formações.

Seus arranjos e composições corais têm sido gravados por grupos no Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Eslovênia e México.

E vêm sendo publicados pelas editoras Rioarte, Oficina Coral, Alliance Music, Colla-Voce, Carus Verlag e Carl Fischer.

Leave a comment