Incorporando à programação junina do município de Santa Luzia, no próximo sábado (dia 10), a partir das 16 horas, será aberta a mostra “Arte Naif: Cores, Formas, Expressão” nessa cidade localizada no Seridó paraibano (259 km a oeste de João Pessoa), com obras do acervo do colecionador santa-luziense Luizmar Medeiros de Oliveira.
- A mostra consistirá de duas exposições.
Uma delas, denominada “O Lírico em Obras”, dedicada ao artista José Felipe dos Santos, natural de Areia-PB, será montada no térreo do Museu Comunitário Jeová Batista.
A outra, uma coletiva de vários pintores do gênero, terá como local o Espaço Solidário de Leitura da ONG Café Cultura.
A abertura dessa mostra marca também o encerramento de uma atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura, Ciência e Tecnologia, com apoio da ONG Café Cultura, visando aperfeiçoar a exposição de peças e organização do acervo do Museu.
Esse trabalho foi coordenado pelo museólogo Augusto Moraes, com participação da professora Lúcia Guerra na parte referente a preservação e guarda de documentos históricos.
Na coletiva de Arte Naif que estará exposta no Espaço Solidário de Leitura do Café Cultura (Rua Padre Jovino, ao lado da igreja matriz), o público poderá apreciar obras de artistas como:
- Adriano Basílio,
- Clovis Junior,
- José Felipe,
- Manezinho Araújo,
- Ranchinho,
- Luiz Tananduba (na foto acima),
- Alexandre Filho e
- Antônio Poteiro (ambos nas fotos abaixo).
CONHEÇA MELHOR QUEM É JOSÉ FELIPE:
Natural da cidade paraibana de Areia, terra natal do pintor Pedro Américo, José Felipe é autodidata e começou a pintar aos quatro anos.
Segundo o curador das duas mostras, o museólogo Augusto Moraes, o artista “surpreende por sua constante busca por técnicas e expressões diferenciadas”.
E acrescenta: “Além do expressionismo, observa-se o cubismo, o grafismo, e mesmo a adoção do tridimensional em pinturas”.
É que o artista incorpora a suas obras, além das tintas, outros materiais como pedaços de madeira, colorau e pó de café.
1 Comment