A invasão ilegal de terrenos nas áreas de Paratibe e Praia do Sol já foi objeto dos Procedimentos Preparatórios 002.2021.023775 e 002.2021.013211, que tramitam junto ao 42º Promotor de Justiça – Meio Ambiente e Patrimônio Social – do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Dr. José Farias de Souza Filho.

Em março deste ano, o promotor José Farias oficiou à Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa para que informasse ao Ministério Público quais medidas judiciais foram tomadas por parte da edilidade.

O Município já enviou à Justiça o relatório de fiscalização 0172/2022, com a apuração oficial da ocupação da região na Praia do Sol e bairro de Paratibe, numa extensão contígua à zona rural da cidade.

Naturalmente, várias irregularidades ambientais foram apontadas no decorrer da análise da equipe técnica da Semam – como relatado anteriormente.

Foi perguntado ao promotor José Farias de Souza Filho se havia como abrir um protocolo jurídico para buscar informações sobre as novidades do caso.

Porém, o promotor informou que não comenta ações em curso e ele se manifesta somente através dos autos e despachos do processo.

  • José Farias de Souza Filho é:
    Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2014).
    Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB (2010).
    Especialista em Direito pela UFPB (1983).
    Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB (1982).
    Membro do Ministério Público do Estado da Paraíba.
    Titular da 42ª Promotoria de Justiça da Capital (Defesa do Meio Ambiente) desde março de 1999.
  • Ex-Professor do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), onde ministrou aulas e orientou pesquisas nas disciplinas:
    Direito Agroambiental,
    Direito Agrário,
    Direito Ambiental,
    Ciência da Sustentabilidade e
    Métodos de Resolução Consensual de Conflitos.
  • Ex-Diretor-Geral, atual Diretor Financeiro e Professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (FESMIP).

Seus interesses de pesquisa centram-se nas áreas de:

  • Ciências Jurídicas,
  • Educação Ambiental,
  • Gestão Ambiental,
  • Psicologia Ambiental e
  • Psicologia Social.

Leave a comment