O governador João Azevêdo foi recebido, nesta terça-feira (dia 18), por representantes do governo de Xangai, na China, ocasião em que apresentou as possibilidades de investimentos e de parcerias em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado da Paraíba, dentre elas, a educação e a indústria.
“Tivemos a oportunidade de apresentar as possibilidades de parcerias em áreas como a educação e, principalmente, a indústria. Foi um dia extremamente positivo, pois divulgamos o nosso Estado e suas potencialidades e fico feliz com mais um dia de resultado da nossa missão na China”, detalhou o chefe do Executivo estadual.
Na reunião, também foi apresentado um vídeo em mandarim com o potencial econômico da Paraíba, a exemplo do turismo, indústria, serviços e energias renováveis, além dos avanços do governo estadual na gestão fiscal, o que tem gerado oportunidades de investimentos e atração de novos negócios nos mercados nacionais e internacionais.
Receberam o governador e sua equipe na sede do governo de Xangai:
- o presidente da Liga Democrática Nacional e vice-presidente da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), Chen Qun;
- o membro do Comitê Permanente do CCPPC de Xangai e diretor da Comissão de Ciência e Tecnologia e Educação, Cao ZhenQuan;
- o membro do Comitê Permanente do CCPPC de Xangai e Diretor de Relações Exteriores, Zhang Xiao Song;
- o membro da Diretoria Geral do CCPPC, Wang Jun Wei;
- a diretora de Assuntos Internacionais do Gabinete Geral do CCPPC, Guo Ying; e
- o cônsul brasileiro em Xangai, Augusto Souto Pestana.
Xangai é a maior cidade da China, e uma das cidades mais populosas do mundo e a única cidade do Leste Asiático com um PIB maior que o da capital do seu país.
É um dos quatro municípios de administração direta da República Popular da China.
Xangai tem sido descrita como a “vitrine” da economia chinesa em expansão.
Na China continental, Xangai é classificada como uma cidade global alfa+ pela Globalization and World Cities Research Network e é classificada como o terceiro centro financeiro mais competitivo e maior do mundo, atrás apenas de Nova York e Londres.
- Possui a maior rede de metrô, o sexto maior número de bilionários, o quinto maior número de arranha-céus e a quinta maior produção de pesquisa científica do mundo.
Xangai é um centro global de finanças, negócios e economia, pesquisa, educação, ciência e tecnologia, manufatura, turismo, cultura e transportes, sendo que possui o porto de contêineres mais movimentado do mundo.