O Uyelê das Pretas é um convite à celebração das artes engajadas que este ano está sendo organizado pela Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, pelo Movimento de Mulheres Negras Paraíba, pelo Slam Parahyba, pela Editora Triluna e pela produtora cultural feminista Torre das Bruxas, em parceria com diferentes movimentos e coletivos de mulheres negras, que pautam as questões de gêneros, raças, classes e sexualidades.

Desde 2018 esses movimentos aquilombam-se neste mês alusivo ao 25 de Julho, para celebrar o Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, propondo uma agenda comum de Luta Antirracista, pela vida e pelo bem viver.

Esse evento integra a agenda 25J Paraíba, composto por vários outros eventos.

Este é um movimento que aqui na Paraíba surgiu em 2015, com a construção da Marcha das Mulheres Negras.

  • A própria palavra Oríkì, em yorubá, significa: “louvar, saudar, evocar”.

Os Oríkì’s são palavras ou frases portadoras de Axé (força), por isso, este é um encontro que se propõe a juntar aquilo que não deveria jamais ter sido separado: a Luta, as Manifestações artístico-culturais e a sua Celebração.

  • Festejar em dias difíceis é o que fazemos na cultura de rua.

Através da ARTE, da FALA, da LIBERDADE DE EXPRESSÃO esperamos transformar João Pessoa e o Nordeste em um lugar ainda mais colorido e diverso.

A 6ª Edição do Uyelê Oriki das Pretas: Carolina Maria de Jesus, será realizada no Café da Usina Cultural Energisa, às 16h00 do dia 23/07/2023 (próximo domingo).

  • ✍🏽Acesse o link na bio e inscreva sua proposta de apresentação
  • 🎟️Entrada solidária mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Leave a comment