Começaram a circular neste final-de-semana em Brasília-DF, nos bastidores da imprensa nacional, informações dando conta de que o Presidente do PL Brasil, Valdemar da Costa Neto, não pensa em tirar o deputado federal Cabo Gilberto do comando do diretório municipal em João Pessoa, por enquanto, e nem negociar a expulsão dele do partido sem perder o mandato, juntamente com o deputado estadual Wallber Virgulino, nessa mesma condição.

Como o radialista Nilvan Ferreira não tem mandato e pode deixar o PL a qualquer momento, a estratégia dos deputados Cabo Gilberto e Walber Virgolino é serem expulsos do partido, mas sem perderem seus mandatos.

  • O tema não está nem na mesa do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para apreciação em pauta interna, na agenda do partido, em Brasília-DF, nos próximos dias, como chegou a ser noticiado em alguns blogs e sites de notícias da Paraíba.

Valdemar Costa Neto, tem se dedicado nos últimos dias a fazer o seu papel como mediador de conflitos internos do partido, enquanto articula candidaturas com reais potencialidades de bom desempenho nas urnas para as eleições municipais do ano que vem.

O PL desautorizou a todos os parlamentares que buscam concorrer a prefeituras de capitais brasileiras que partam por sua própria conta e risco para promover ataques pessoais a possíveis pré-candidatos que sejam amigos e/ou aliados próximos ao ex-Presidente Jair Bolsonaro .

  • Em ofício assinado por Valdemar na semana passada, o PL orientou a todos os diretórios, a fazer “imediata instauração” de processos contra qualquer filiado (detentor de mandato ou não) para apurar “excessos que atinjam a honra de outro filiado”, por causa da ânsia interna de querer ser candidato a prefeito ou vereador de qualquer maneira no ano vindouro, passando por cima da orientação nacional que tem um Projeto de Poder bem maior, em âmbito de Brasil.

Um bom exemplo disso foi dado claramente aqui em João Pessoa, quando Valdemar privilegiou a articulação de outro aliado, o deputado federal Wellington Roberto (PL-PB), que lançou o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga como pré-candidato à prefeitura da Capital paraibana.

 

  • Com aval de Valdemar, a mulher do ex-ministro, Simone Queiroga, assumiu no sábado (dia 15), o comando da ala feminina do PL na Paraíba.

Nesse mesmo contexto nacional, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que compareceu ao evento como líder do PL Mulher Brasil, marcou uma agenda à parte com o grupo do Cabo Gilberto, que – pelo menos por enquanto – não deve ser destituído da direção do PL Municipal.

  • Em Brasília, se fala que basta Queiroga dizer sim e querer assumir o diretório municipal do PL, que Valdemar Costa Neto nomeará uma nova composição para a legenda, em João Pessoa.

Mas, por enquanto, Queiroga está mais preocupado em fazer o lançamento do seu livro autobiográfico em vários Estados brasileiros, como São Paulo e Paraná (em Curitiba), além da próxima terça-feira (dia 25), em João Pessoa mesmo.

Leave a comment