O médico cardiologista e ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou o lançamento do seu livro “Queiroga: o Homem, o Médico e a Pandemia – A superação da emergência em saúde pública”, para o finalzinho da tarde e começo da noite desta terça-feira (dia 25 de julho), às 17h30, no Auditório da Asplan (Rua Rodrigues de Aquino, 267 – Centro de João Pessoa).
- O livro autobiográfico tem 388 páginas, com 70 capítulos e foi elaborado pela Bella Editora.
“Neste livro, trago a minha trajetória, desde a minha formação, especialização em cardiologia, até a nomeação como ministro da Saúde em 23 de março de 2021, durante a ascensão da variante Gama do novo coronavírus”, conta o ministro do então governo Bolsonaro.
Queiroga incluiu na obra “relatos pessoais e de bastidores e ações que fortaleceram o Sistema Único de Saúde durante a pandemia da Covid-19”.
“Costumo comparar o SUS a uma boa música. A boa música já se reconhece nas primeiras notas, SUS, três letras, uma sinfonia de benefícios para os brasileiros”, pontua.
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO RELATO CIENTÍFICO, ADMINISTRATIVO E PESSOAL:
PREFÁCIO: Ex-Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (Atual Presidente Nacional de Honra do PL – Partido Liberal)
APRESENTAÇÃO ACADÊMICA DO CONTEÚDO: Dr. Fausto Pinto
Ex-Presidente da Federação Mundial do Coração e da Sociedade Européia de Cardiologia
Atual Reitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em Portugal, também médico cardiologista.
ORELHAS DO LIVRO: Dr. Hélio Roque Figueira
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI)
Gestão 2014/2015
Atual Presidente do Congresso Latino Americano SOLACI-SBHCI 2023, que se realizará de 2 a 4 de agosto no Hotel Windsor da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil.
FRASES DESTACADAS NOS COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA AUTOBIOGRÁFICA:
- Há muitos Bolsonaristas cuja convicção acaba quando entra em jogo os seus interesses.
- Na prática, esses são oportunistas e existem vários, espalhados por aí!
- Já o Queiroga, que Bolsonaro veio buscar na Paraíba para ajudar o Brasil, sempre esteve com o nosso “Mito”, mesmo nos momentos mais difíceis.
- Ainda hoje é identificado com um dos mais leais ministros do governo Bolsonaro.
VEJA, ABAIXO, O EMBATE ENTRE QUEIROGA E RENAN CALHEIROS NO PLENÁRIO DA CPI DA PANDEMIA DO SENADO FEDERAL, EM BRASÍLIA-DF: