Um novo projeto de cultura e meio ambiente está nascendo em João Pessoa.

Nesta sexta-feira (dia 18), às 19 horas, será aberto o Espaço Anumará, no primeiro andar do Shopping Sul.

  • Na primeira noite acontecerá a abertura de uma exposição do Coletivo de Mulheres Naif da Paraíba, reunindo as artistas Analice Uchoa, Ana Lima, Célia Gondim, Laucilene Rocha, Lu Maia, Letícia Lucena, Manu da Pazz, Márcia Margarida, Patrícia Lucena e Val Margarida.

Na mesma noite, dois artistas da música lançarão o romance “O som de quem te ama”, publicado pela editora paulista Urutau.

O músico francês radicado na Paraíba, Didier Guigue e a cantora paraibana Helayne Cristine escreveram um livro a quatro mãos, que segundo o escritor Tiago Germano é: “um livro de inegável apelo, que tem a coragem de enfrentar perspectivas conservadoras a respeito de relações abusivas, numa época de reacionarismos em que a arte, nossa única arma contra o ódio, não pode se prestar a ser inofensiva.”

  • No sábado (19/08), às 17 horas, o Coletivo Anumará fará um desafio, convidando o público leitor da grande João Pessoa e arredores para participar de uma tarde de autógrafos de Maria Valéria Rezende, uma das maiores escritoras brasileiras das últimas décadas.

A provocação lançada pelo Coletivo Anumará é a seguinte: “qual o livro da Maria Valéria que você ainda não tem?”.

Apesar da sua agenda sempre muito concorrida, a escritora santista radicada há anos na Paraíba encontrou tempo para participar do projeto.

  • No domingo (20/08), às 15 horas, o projeto lançará o livro “Pequenas Ampulhetas”, da escritora Jennifer Trajano, uma das maiores revelações da literatura paraibana dos últimos anos.

Seu primeiro livro, “Latíbulos” (Editora Escaleras – 2019) foi muito bem recebido pelo público e pela crítica.

Jennifer já participou de antologias importantes, a exemplo de “Um girassol nos teus cabelos: poemas para Marielle Franco” (2018) e CULT Antologia Poética 3: “poemas para fazer o luto desse tempo” (2020).

  • O Coletivo Anumará é formado por artistas, escritores e ambientalistas do bairro dos Bancários e o projeto nasceu a partir de uma parceria com o Shopping Sul, que cedeu uma sala para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e ambientais que preveem, entre outras coisas, o plantio de árvores (Ipês) no estacionamento do Shopping e nas ruas e praças do próprio bairro.

Na próxima semana haverá uma Feira de Cordel, entre outras atividades.

  • O Coletivo é formado por Ivaldo Gomes, Maria Valéria Rezende, Quelino Sousa, Lu Maia, Chico Noronha, entre outros, como Lau Siqueira.

Leave a comment