Juiz do Trabalho, Virgínio Henriques de Sá e Benevides teve seu ato de nomeação publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 18.

Após ter sido o mais votado na lista tríplice do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, sediado em Recife-PE, o juiz do Trabalho Virgínio Henriques de Sá e Benevides foi nomeado nesta sexta-feira (dia 18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o mais novo desembargador do TRT da 6ª Região.

  • O novo desembargador do TRT da 6ª Região, Virgínio Henriques de Sá e Benevides é Pós-Graduado em Direito do Trabalho e atualmente é o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Goiana, em Pernambuco, município fronteiriço com a Paraíba, localizado na divisa entre os dois Estados limítrofes, desde a época do Brasil Colônia, quando ambos faziam parte da Capitania de Itamaracá.

Em 1534, quando de sua doação pelo rei de Portugal, o território da capitania estendia-se desde a linha imaginária de Tordesilhas até a costa nordestina, tendo como limite norte a Baía da Traição (Paraíba) até Igarassu (Pernambuco), no extremo sul.

  • Goiana era a Capital.

Somente em 1763, com a morte de seu último donatário, quase 230 anos depois de sua criação, foi oficialmente extinta a capitania de Itamaracá, sendo anexada a Pernambuco, cuja sede original era Olinda, naquela época.

Ele assumirá a vaga que era ocupada pela desembargadora Maria do Socorro Emerenciano.

  • Natural de João Pessoa, Virgínio Benevides é professor, especialista em Processo Civil e membro do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho.

Oriundo de uma família de respeitados juristas, o agora desembargador Virgínio Benevides é irmão do advogado Solon Benevides, professor de Direito Constitucional da Universidade Federal da Paraíba e procurador do Estado; e do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Saulo Benevides.

  • Filho de Dona Irlanda, assim como seus irmãos mais velhos, Saulo e Solon. Virgínio é o “caçula” da família.

Atuou como juiz auxiliar da Presidência do TRT da 6ª Região, juiz Diretor do Fórum de Goiana, Coordenador do Cejusc-Goiana e gestor Regional do TRT6 no Programa Trabalho Seguro/Getrin6.

Com exitosa atuação na Justiça do Trabalho, Virgínio Benevides foi condecorado com as medalhas Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira e juiz Eurico de Castro Chaves Filho, pelo TRT da 6ª Região.

Teve o seu trabalho como juiz do Trabalho reconhecido ao receber o certificado “mérito funcional”, concedido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho do TST pelos relevantes serviços prestados como Gestor-Regional na implantação de todas as etapas do sistema de gerenciamento de informações administrativas e judiciárias da justiça do trabalho.

 

Leave a comment