A deputada estadual Danielle do Vale, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Mamanguape, está convidando para a reunião de abertura das atividades da referida frente, seguida de uma Audiência Pública para tratar sobre os potenciais impactos socioambientais da construção da Barragem de Camaratuba.
A Audiência Pública será realizada nesta próxima segunda-feira (dia 18), às 14h00, no plenário José Mariz da Assembléia Legislativa, localizada na Praça João Pessoa, no centro da capital paraibana.
- O modo de transmissão será através do Sistema Virtual da ALPB, disponível de acesso pela:
- TV Assembléia (canal 11 da NET/Claro, a cabo, para assinantes),
- sinal aberto digital HD por meio do canal 8.2
- (João Pessoa, Campina Grande, Catolé do Rocha, Maturéia, Patos e Cajazeiras) ou ainda pelos
- canais 340.2 na SKY e GVT (via antena parabólica) e ainda pelo
- canal no YouTube: @LegislativoPB.
A Barragem de Camaratuba está inserida no projeto do canal Acauã-Araçagi, que objetiva promover o suprimento regular de água bruta aos municípios da planície costeira interior, no Agreste paraibano, das populações municipais desta região e dos projetos hidroagrícolas ali instalados.
A obra visa o atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo, inclusive durante o período seco (sem chuvas, de estiagem, no verão), o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, beneficiando mais de 600 mil habitantes.
A captação se dá no Açude Acauã (Barragem “Argemiro de Figueiredo”) localizada no baixo Rio Paraíba, ao sul do Estado.
- A partir da tomada d’água o sistema adutor avança em direção ao norte até desaguar em um afluente do Rio Camaratuba, no município de Curral de Cima.
Neste percurso de aproximadamente 129 km de extensão, o sistema adutor cruza as bacias dos rios Gurinhém, Miriri e Mamanguape/Araçagi, integrando-as, e promove implantação de obras do empreendimento em áreas dos municípios de Itatuba, Mogeiro, Salgado de São Félix, Itabaiana, São José dos Ramos, Riachão do Poço, Sobrado, Sapé, Mari, Cuité de Mamanguape, Araçagi, Itapororoca e Curral de Cima.