Já está disponível na Livraria do Senado a publicação “José Maranhão — Grandes Vultos que Honraram o Senado”.
O livro pode ser adquirido pelo site https://livraria.senado.leg.br, que envia para todo o Brasil, ou baixado gratuitamente no formato e-book.
- Parte da “Coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado”, o volume sobre José Maranhão homenageia o senador pela Paraíba que morreu em 8 de fevereiro de 2021, aos 87 anos, vítima da covid-19.
Na obra, os autores Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo apresentam um aprofundado retrato da vida pessoal do biografado, uma seleção de seus discursos memoráveis proferidos no Senado, os projetos significativos que apresentou e que relatou, marcos de sua trajetória pessoal e política e depoimentos de colegas parlamentares e de outras personalidades sobre José Maranhão.
Nascido em Araruna (PB), José Maranhão foi empresário e advogado.
Destacou-se como senador de 2003 até sua morte, quando estava em exercício no cargo.
No Senado, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por dois anos.
- Também foi deputado estadual, deputado federal (inclusive constituinte), governador da Paraíba e presidente estadual do MDB.
Na condição de senador mais idoso, ele presidiu a eleição da Mesa Diretora em 2019.
Foi autor, entre outras proposições, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 273/2005, que deu origem à Lei 13.144, de 2015, que disciplina o instituto do bem de família, para proteger o patrimônio do novo cônjuge ou companheiro do devedor de pensão alimentícia.
O senador é um dos signatários da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2020, para garantir a imunidade tributária aos livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão.
Também assinou a PEC 2/2016, para tornar o saneamento um direito social.
- As duas propostas aguardam votação no Plenário do Senado.
Entre os temas mais frequentes de seus discursos reproduzidos na obra estão a defesa da democracia e das instituições, a soberania nacional, políticas sociais, educação, desenvolvimento regional, justiça, saúde e segurança pública.
O prefácio foi escrito por Michel Temer, ex-presidente da República e amigo pessoal de José Maranhão.
- “Coleção Grandes Vultos que Honraram o Senado”
A coleção foi instituída pela Resolução 84 do Senado Federal, de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.
Com essa publicação, o Senado reverencia a trajetória de personalidades que exerceram o cargo de senador da República, deixando importantes contribuições para a vida política do país.
- “José Maranhão — Grandes Vultos que Honraram o Senado”
Autores: Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo
Disponível a partir desta terça-feira, dia 19 de setembro
Livraria do Senado: https://livraria.senado.leg.br
Valor: R$ 25,00 com frete grátis para todo o Brasil, ou em e-book gratuito