João Pessoa vai sediar de 06 até 12 de novembro mais uma edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), evento de caráter internacional que vai ocorrer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira na Fundação Espaço Cultural – FUNESC, em João Pessoa (PB).
- Para esta edição, o Fepac vai receber aproximadamente 60 coros oriundos de nove Estados brasileiros, e além de homenagear o maestro Tom K, o festival convidou a professora da Universidade Syracuse do Estado de Nova York (EUA), Wendy Moy, para participar do Fepac.
A vinda da professora e maestra Wendy Moy é resultado de um convênio firmado em 2018, pelo maestro, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador geral do Fepac, Eduardo Nóbrega, entre a UFPB e a Universidade de Syracuse (EUA), com a finalidade de promover intercâmbio cultural entre as duas instituições.
Wendy Moy é professora de educação musical da Escola de Música Setnor e da Escola de Educação da Universidade de Syracuse no Estado de Nova York, Estados Unidos.
Moy fez doutorado em artes musicais em regência coral na Universidade de Washington (EUA).
- A XXI edição do Fepac também vai homenagear o compositor, músico e maestro Tom K, natural de Recife (PE), mas que chegou em João Pessoa (PB) em 1966, com apenas 13 anos e foi na Capital paraibana que estudou música, se dedicando a profissão até se aposentar como professor/mestre em 2017, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Com um currículo bastante extenso, Tom K se dedica ainda a compor e fazer arranjos para coro, principalmente o Coral Gazzi de Sá, no qual foi diretor musical por mais de 15 anos.
Durante a sua trajetória, Tom K também regeu o Coro Sinfônico da Paraíba por mais de 15 anos; fundador do Coro de Câmara Villa Lobos onde foi regente por 10 anos; regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos, além de membro fundador do Laboratório de Composição da UFPB (COMPOMUS).
O coordenador geral do Fepac, Eduardo Nóbrega, disse que está bastante satisfeito com o resultado das inscrições.
- “Este ano superou as nossas expectativas, sobretudo com inscrições de vários grupos do interior da Paraíba, um reflexo do que o Fepac tem feito para expandir o canto coral pelos diversos cantos do nosso Estado, isso me deixa muito envaidecido”, ressaltou o maestro, informando também que a programação do XXI Fepac está muito recheada com apresentação de grupos dos mais variados estilos.
O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural “José Lins do Rego” – Funesc, com apoio cultural do escritório de advocacia “Mendonça & Crisanto”; do escritório “Eduardo Nóbrega e Mariana Arquitetos”; da Associação dos Docentes da UFPB – ADUFPB, da OFFICINA e da empresa Udyat Análise de Risco Tributário.