O mandato do vereador Marcos Henriques (PT) promove na quarta-feira, dia 18 de outubro, a partir das 14h00, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, uma Sessão Especial para debater sobre a necessidade de preservação e manutenção do Teatro “Ednaldo do Egypto”.

Localizado na Avenida Maria Rosa, nº 284, no bairro de Manaíra, o Teatro Municipal “Ednaldo do Egypto” é mantido atualmente pela PMJP.

O “Ednaldo do Egypto” é um equipamento educativo-cultural, ligado à pasta de Educação e Cultura, que tem à frente a secretária América de Assis Castro, com quem a Funjope tem mantido uma conversa permanente através do seu Diretor-Presidente Marquinhos Alves.

A diretora do Teatro “Ednaldo do Egypto” é Letícia Rodrigues, que interpretava o personagem “Light”, na dupla “Diet&Light”” e também no “Pastoril Profano”, entre outras peças teatrais e espetáculos musicais.

O prédio onde funciona o Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, foi colocado à venda pelos proprietários do local.

Segundo a Secretaria de Cultura da capital paraibana, o teatro vai passar a funcionar em um novo endereço.

O lugar onde o teatro existe hoje é de propriedade privada de uma família e foi cedido à prefeitura de João Pessoa para ser administrado com se fosse uma repartição pública municipal.

De acordo com a secretaria, a família pediu o espaço de volta à prefeitura e o colocou à venda.

Com a possibilidade de venda do espaço, o teatro deve passar a funcionar no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras “Arthur da Costa Freire” (Cemapi), em Mangabeira.

Ainda de acordo com a Secretaria de Cultura, o Cemapi está na segunda fase de construção, e quando estiver totalmente pronto, vai dispor de um amplo espaço para a realização de espetáculos e demais atividades relacionadas ao teatro.

O Teatro “Ednaldo do Egypto” foi inaugurado em março de 1995 e desenvolve atividades culturais desde então.

Assim como vários outros locais, o teatro ficou fechado durante a pandemia e retomou o funcionamento em agosto de 2021, passando a ser administrado pela Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec).

 

Leave a comment