A formação acadêmica em Ciências Contábeis tem papel crucial na preparação de profissionais para desafios atuais e futuros.
- Um bom curso na área precisa estar na vanguarda da contabilidade 4.0 para atender as demandas de um mercado de trabalho promissor, combinando tecnologia e gestão estratégica.
No cenário competitivo e tecnológico atual, a formação acadêmica desempenha um papel fundamental na preparação dos futuros profissionais da área de contabilidade.
O Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIESP está na vanguarda dessa preparação, capacitando os alunos para enfrentarem os desafios de uma contabilidade em constante evolução.
- De acordo com o coordenador do curso, Professor Thiago Henriques, “Nosso objetivo é formar contadores que não apenas compreendam os princípios tradicionais da contabilidade, mas que também estejam preparados para adotar as mais recentes tecnologias e tendências do setor.”
- O Profissional contábil do futuro
O Bacharel em Ciências Contábeis desempenha um papel crucial na coordenação das finanças de uma organização, registrando e gerenciando receitas, despesas e lucros.
- Além disso, sua formação permite que ele forneça informações precisas que orientam também a tomada de decisões estratégicas.
Este campo de atuação é vasto e abrange desde microempresas até grandes corporações e órgãos públicos. Isso torna o mercado de trabalho para os contadores um dos mais promissores do país.
- De acordo com o Professor Henriques, “A contabilidade não é mais apenas sobre números e planilhas. A era da contabilidade 4.0 trouxe automação, armazenamento em nuvem, machine learning e internet das coisas para o nosso trabalho, tornando-o mais ágil e personalizado.”
Nesse sentido, as frentes de atuação para os graduados em Ciências Contábeis são muito diversas e incluem:
a contabilidade gerencial, focada em dar suporte à tomada de decisões a partir de informações contábeis das empresas ou instituições;
auditoria contábil que atua fiscalizando as contas e demonstrativos contábeis de empresas privadas e órgãos públicos, garantindo conformidade com as legislações;
controle e perícia, coordenando ações fiscais e financeiras, com foco na identificação de fraudes e uso inadequado de recursos.
Ainda há a possibilidade profissional de atuar como consultor, prestando serviços para organizações públicas e privadas, analisando a gestão financeira e patrimonial e propondo melhorias nos processos, além da contabilidade ecológica, em plena expansão, já que auxilia no cumprimento das obrigações ambientais, incluindo questões tributárias e legais relacionadas ao meio ambiente, especialmente em setores de alto impacto ambiental.