Após uma temporada em Salvador, na Bahia, a exposição Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba chega a São Paulo-SP em 12 de dezembro, na Caixa Cultura São Paulo, reunindo mais de 80 obras, que exploram diversas técnicas de pintura, objetos e instalação produzidas por 68 artistas.
- Dentre os expositores, estão 23 cubanos e 34 brasileiros de dez Estados, incluindo São Paulo, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, e Santa Catarina.
O objetivo do evento é promover um mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e do Brasil, celebrando a criatividade, a arte e a cultura da intersecção com continente africano.
- Na programação estão inclusas visitas guiadas e grupos convidados.
A curadoria de Oscar D’Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra selecionam cuidadosamente as obras para oferecer uma experiência artística única aos visitantes.
Os artistas selecionados garantem representatividade da diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, incluindo matrizes africanas.
- Uma das obras de destaque da mostra é a peça coletiva intitulada AFRICANIDADES, que foi criada por 11 artistas do Coletivo Mulheres da Arte Naïf Paraíba.
É uma representação visual em forma de colcha de retalhos, simbolizando a união de diversas influências socioculturais.
- “AFRICANIDADES” – Painel, 1,20 x 2,20 cm.
- Coletivo Mulheres Naifs da Paraíba: Ana Lima, Analice Uchôa, Célia Gondim, Letícia Lucena, Laucilene Rocha, Lu Maia, Márcia Margarida, Manu da Paz, Patrícia Lucena, Walesca Silveira e Val Margarida.
A iniciativa visa ampliar a compreensão da diversidade cultural presente em ambas as nações, usando a Arte naïf — caracterizada pela simplicidade, espontaneidade e expressão individual e natural — como meio de expressão e difusão.
- Serviço Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba
- Quando: de 12 de dezembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024.
- Horário: de terça-feira a domingo, das 09h00 às 19h00.
- Onde: Caixa Cultural. Praça da Sé, nº 111 — Centro Histórico de São Paulo.
- Quanto: entrada gratuita.