O Instituto Histórico e Geográfico de Bayeux (IHGB) e a Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras (ABCAL) realizarão sessão solene conjunta nesta segunda-feira (dia 11), a partir das 19h30, na sede do Senai, localizada no bairro do Sesi, para prestar tributo póstumo ao centenário de nascimento do escritor Joacil de Brito Pereira (1923-2012) e celebrar a emancipação política do município.
- Na ocasião, o filho do homenageado, Eitel Santiago de Brito Pereira, será empossado na cadeira número 19, cujo patrono é o próprio pai, da referida Academia, bem como haverá a entrega das premiações dos vencedores do concurso de redação das escolas de Ensino Fundamental e Médio, além de diplomas e medalhas “Joacil de Brito Pereira” e “Casa Lourival Caetano”.
“A sessão solene é uma forma de gratidão a Joacil de Brito Pereira, esse importante escritor, historiador, poeta, romancista, biógrafo e político que recebeu o título de Cidadão Bayeuxense, conferido pela Câmara Municipal de Bayeux, em agradecimento por tudo que fez por esta terra, principalmente como criador do projeto de Lei da emancipação política da cidade, oficializada em 15 de dezembro de 1959”, disse o presidente do IHGB, Edielson Gonçalo Gomes.
- Ele informou que, durante o evento, além de Eitel Santiago, também serão empossados na Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras, cujo presidente é João Batista Barbosa de Oliveira, os sócios Delosmar Domingos de Mendonça Neto, Ivete Gomes de Sena, Jeovânia P., Maria Elizabeth de Oliveira e Vera Betânia de Oliveira Parede.
Dentro da programação em homenagem ao centenário de Joacil de Brito Pereira, haverá também a divulgação do resultado de um concurso de redação, cujo tema foi “Centenário Joacil de Brito Pereira e sua importância política em Bayeux”, que foi lançado por edital pela ABCAL.
Cerca de 500 alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual já visitaram durante todo este ano a sede do IHGB, onde viram o acervo fotográfico e conheceram mais sobre o homenageado.
“Eitel Santiago tomará posse da sua cadeira e entregará os prêmios aos alunos que fizeram as melhores redações sobre o seu pai, Joacil de Brito Pereira”, explicou Edielson.
- As primeiras reuniões para a criação da Academia Bayeuxense de Ciências, Artes e Letras começaram em 2018, mas a fundação da instituição, que não tem fins lucrativos, veio a ocorrer em 31 de outubro de 2022, tendo sido Joacil escolhido como patrono em reconhecimento ao trabalho que desempenhou pela emancipação política do município.
A entidade tem o objetivo de promover a pesquisa, o estudo e a difusão de conhecimentos em diversas áreas, além de preservar e valorizar a cultura e a história local.