Para prevenir assaltos a bancos, a Sejusp-MS e a Faculdade Insted lançaram um curso de pós-graduação para capacitar profissionais da segurança pública.
- Mato Grosso do Sul conta agora com o Curso de Pós-Graduação em Prevenção e Repressão a Crimes Violentos contra Instituições Financeiras, inédito no Brasil.
A iniciativa é uma realização da (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da Faculdade Insted.
O curso tem o objetivo de desenvolver no estudante desta pós a capacidade de aproveitar o conhecimento transmitido para utilizar a inteligência estratégica, integração cooperativa transversal, adoção de estratégias preventivas testadas e validadas de forma a prevenir os crimes violentos contra as instituições financeiras e suas mais diversas ramificações, antecipando sua postura frente aos desafios de seu desempenho, bem como conhecer a legislação para oferecer base nas condutas necessárias às ações.
- A aula inaugural foi realizada em meados deste mês de dezembro, o último, em 2023, na Faculdade Insted, em Campo Grande, e teve como palestrante o Coronel Onivan Elias de Oliveira, da Polícia Militar da Paraíba, que abordou o tema: “A Polícia que mais mata é a que mais morre? Vitimização e Letalidade Policial no Brasil”.
O diretor Administrativo da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, ressalta que o curso é um modelo para todos os Estados da Federação.
- “Quando nós levamos a proposta dessa pós-graduação para a Sejusp, o secretário Antonio Carlos Videira de pronto aceitou. Junto com a Sejusp, estamos sendo pioneiros. Essa e a primeira pós-graduação com esse tema nessa área, com essa articulação nacional, pois os alunos vão poder interagir com os melhores profissionais da área de segurança pública do Brasil”, ressaltou.
Representando a Sejusp na aula inaugural, o Secretário-Executivo de Segurança Pública, Coronel Wagner Ferreira da Silva, destacou a importância dessa iniciativa.
“Que os profissionais aqui possam multiplicar os conhecimentos adquiridos e transmitirem para as forças de segurança e que seja de transformação das ideias, de comportamento”, disse o Coronel.