Além dos grandes nomes da música brasileira e paraibana, como Fuba, Chico César, Juzé, Capilé, Madú Ayá e Raí Saia Rodada, que puxarão os trios elétricos nesta Quarta-feira de Fogo, dia 7, no desfile do bloco Muriçocas do Miramar, sete grupos de cultura popular e 11 orquestras de frevo também vão animar a concentração na Praça das Muriçocas e na Via Folia.
- Serão mais de 600 artistas que vão mostrar toda potência de nossa cultura e ancestralidade.
Há muito tempo, o bloco Muriçocas do Miramar, que deu início ao movimento Folia de Rua no ano de 1987, mostra força e compromisso com a cultura popular da Paraíba.
“Precisamos manter, respeitar e valorizar essa gente que não deixa morrer as tradições, como as ala ursas, orquestras de frevo e grupos de maracatu. Por isso todos os anos fazemos questão de convidar esses artistas para nosso desfile”, ressalta Mestre Fuba, fundador e puxador oficial das Muriçocas.
- Os grupos iniciam as apresentações às 19h00 em vários pontos da concentração na Praça das Muriçocas e na Avenida Tito Silva.
Às 19h30 começam os cortejos que vão descer a Avenida Epitácio Pessoa até o final da Via Folia.
“É muito importante que o folião chegue cedo para prestigiar a beleza dessas apresentações. Também queremos pedir encarecidamente aos camarotes e carros que mantem paredões na Via Folia, que desliguem seus sons durante a passagem desses artistas”.
- “Precisamos respeitar e valorizar essas manifestações”, afirmou Bob Záccara, diretor do bloco.
Faixas de abre alas também serão usadas para pedir que os foliões que estejam na avenida, dêem espaços para os cortejos.
- Onze orquestras de frevo também estarão espalhadas por vários pontos da concentração e da Via Folia nesta Quarta-feira de Fogo.
O frevo é marca registrada do carnaval das Muriçocas e por isso a diretoria do bloco, vai mostrar todo potencial desse gênero musical.
- “Vamos manter a Via Folia com a animação das orquestras o tempo todo. Quem também preferir não descer a Epitácio, poderá ficar na Praça das Muriçocas curtindo o melhor do nosso frevo” afirma Bob Záccara.
Ele informou ainda que duas orquestras conduzirão os estandartes que descerão a Via Folia.
“As orquestras Splok e Picadinho vão animar o Cordão dos Estandartes, que conduzem as verdadeiras obras de artes, criadas a cada ano por grandes nomes das artes plásticas paraibanas. Nesse espaço tão simbólico, estarão também os diretores do bloco e foliões antigos, que nos acompanham nesses 38 desfiles”, finalizou.