A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-fera (dia 14), o título de cidadania paraibana ao Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Marcos Sampaio Olsen, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
A solenidade aconteceu a bordo no navio da Marinha Aeródromo Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” e reuniu diversas autoridades.
- A homenagem foi proposta pelo deputado Jutay Meneses.
O deputado João Gonçalves destacou que a Cidadania Paraibana, além de uma homenagem e um reconhecimento, é também uma responsabilidade de atuar e defender a Paraíba e os direitos dos paraibanos.
O deputado federal Damião Feliciano ressaltou que, ao longo de toda a trajetória, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen sempre dedicou especial atenção à Paraíba em todos as funções desempenhadas por ele.
Emocionado, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen destacou a gratidão pelo Estado.
- Sobre o homenageado:
Marcos Sampaio Olsen ingressou na marinha em 1979, sendo declarado guarda-marinha em 1982.
- Comandou o navio varredor Atalaia e o submarino Tapajó e atuou como imediato no submarino Tamoio e no porta-aviões São Paulo.
Em 2011, Olsen foi promovido a contra-almirante e assumiu diversos postos na marinha.
- Em dezembro de 2017, foi encarregado da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.
Em 30 de dezembro de 2022, o então presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro nomeou Olsen como comandante da marinha, ato que foi oficializado no dia 5 de janeiro de 2023 já sob a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva.