O lançamento, que acontece em 22 cidades, de forma híbrida, nesta quinta-feira, dia 21, visa mobilizar as mulheres negras do Estado rumo a um milhão de mulheres negras em Brasília na II Marcha, em 2025.
- Por ocasião da data de 21 de Março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, mulheres negras de diversos movimentos, grupos e coletivas da Paraíba estarão reunidas no centro histórico de João Pessoa para o Lançamento da II Marcha das Mulheres Negras.
A I Marcha ocorreu em 2015 e reuniu cerca de 100 mil mulheres nas ruas de Brasília, marchando contra o racismo, a violência e pelo bem viver.
Da Paraíba, cerca de 150 ativistas participaram desse momento histórico que se tornou um marco político para o Movimento de Mulheres Negras do Brasil.
- Em 2025, a projeção é de que um milhão de mulheres negras estejam em Brasília na II Marcha lutando por Reparação e Bem Viver.
O Lançamento oficial da II Marcha ocorrerá de forma simultânea em 22 cidades do país, com atividades presenciais, além de ocupações virtuais na França e na Argentina.
- Será um evento híbrido em que as mulheres negras estarão em mobilizações presenciais nos Estados a partir das 17h00 e às 18h30 assistirão a Live do lançamento nacional oficial juntas, que reunirá ativistas negras de todo o país, trazendo um diálogo intergeracional com mulheres de diferentes organizações e territórios (a live será transmitida pelo canal do Youtube da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras-AMNB).
No momento da realização dos atos presenciais e da live, as organizações e ativistas negras farão inserções nas redes sociais individuais e de suas organizações com imagens e vídeos sobre o lançamento, assim como a Paraíba terá um espaço na live oficial para falar do ato lançamento no Estado.
- Aqui na Capital paraibana, o lançamento da II Marcha das Mulheres Negras acontecerá na Sede do Baque Mulher – Centro histórico de João Pessoa, com início às 16h00.
A programação abertura está com as mulheres de Terreiro em reconhecimento a nossa ancestralidade e será composta por performances, poesias, apresentações afro-artísticas, roda de conversa, Café das Pretas e finaliza com uma grande roda instigada pelo Maracatu Baque Mulher.
Várias organizações que sustentam a pauta racial no Estado da Paraíba estão envolvidas nesta mobilização, são elas:
- Abayomi – Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba,
- Movimento de Mulheres Negras na Paraíba,
- Candaces PB,
- Baque Mulher -JP,
- Sindicato Estadual das Empregadas Domésticas da Paraíba,
- ANPSINEP,
- NEAN OJU OBA,
- Marcha da Negritude Unificada,
- Organização de Mulheres Negras de Caiana do Crioulos,
- Grupo de Mulheres de Terreiro Yalode,
- Rede de Mulheres de Terreiro – PB,
- Clube de Mães do Aratu,
- Associação Cultural de Mulheres Capoeiristas na Paraíba,
- Rede Sapatá,
- Projeto Libertando Anastácia’s.
- PROGRAMAÇÃO
16h00 – Afro chegança e acolhimento
17h00 – Abertura: Rede de Mulheres de Terreiro da PB com Grupo de Ogãns Asa Orin
17h15 – Performance Poética – Renálide Carvalho (JP)
17h25 – Performance Resistir para Existir – Suely Sousa (Itabaiana)
17h35 – Poesia Marginal – Priscila Rocha (CG).
17h45 – Performance Poética – Crys Pereira (JP)
17h50 – Roda de Diálogo – Marcha das Mulheres Negras 2015: Memória, afetos e luta! (Terlúcia Silva e Hildevânia Macedo)
18h20 – Café das Pretas
18h30 – Lançamento Nacional da Marcha das Mulheres Negras Rumo a 2025 (Projeção da Live)
19h40 – Encerramento: Apresentação Baque Mulher (JP)
- Data: 21/03/2024
- Hora: Das 16h00 às 21h00
- Local: Praça Antenor Navarro S/N – Varadouro – Casarão Azul – Centro Histórico – João Pessoa/PB