A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão solene, na tarde desta terça-feira (dia 26), para outorga do “Título de Cidadão Paraibano” aos advogados Ângelo Fabiano Farias da Costa e Rogério Magnus Varela Gonçalves, membros do Conselho Nacional do Ministério Público.

  • O evento proposto pelo deputado Adriano Galdino, presidente da ALPB, aconteceu no plenário “Deputado José Mariz” e reuniu gestores públicos, parlamentares, lideranças de entidades representativas do Direito, além de parentes e amigos dos homenageados.

O presidente Adriano Galdino justificou as homenagens dizendo que significa o reconhecimento da Assembleia Legislativa ao trabalho que desempenha o Ministério Público, não só em nível de Paraíba, mas nacionalmente.

  • O procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Hortêncio da Rocha Neto, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Tarcísio Bomfim, também fizeram uso da palavra.

O procurador do Trabalho Ângelo Fabiano Farias da Costa explicou que foi criado praticamente toda a sua vida na Paraíba, tendo raízes familiares em Monteiro.

  • “Por uma questão meramente circunstancial, acabei nascendo em Recife-PE, mas fiz tão somente nascer. Então, desde o início da minha vida, eu me sinto paraibano, porque é esse o Estado que eu amo. Era um pedaço que faltava na minha vida”.

O conselheiro Rogério Magnus Varela Gonçalves disse que a homenagem representa muita alegria, muita felicidade e o coroamento a uma vida de paraibanidade.

  • “Eu cheguei aqui com 17 anos para fazer faculdade de Direito e desde lá não saí mais da Paraíba”.

Também prestigiaram o evento os deputados Wallber Virgolino, George Morais, Juscelino do Peixe, Leonice Lopes e João Gonçalves; os ex-deputados João Fernandes (ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba), e Trócolli Júnior; o advogado Fábio Andrade, procurador-geral do Estado; o promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, conselheiro do CNMP; a defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes; e a advogada Marina Gadelha, conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil, representando a OAB-Seccional PB.

PERFIL DOS HOMENAGEADOS

ÂNGELO FABIANO FARIAS DA COSTA nasceu em Recife-PE e concluiu a graduação em Direito na Universidade Federal da Paraíba, em 2003. Durante o período da graduação, exerceu estágio na Justiça Federal da Paraíba, entre janeiro de 2002 e março de 2003.

  • Em 2009, foi aprovado em concurso público para o cargo de Procurador do Trabalho, cargo que exerce até os dias atuais. Foi eleito presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, com mandato de maio de 2016 a maio de 2018, tendo sido reeleito e exercido a função até maio de 2020.

ROGÉRIO MAGNUS VARELA GONÇALVES nasceu em Caicó-RN. É graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, em Portugal (2010).

  • Foi presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem e Membro da Comissão Nacional do Exame de Ordem e Membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica (ambos do Conselho Federal da OAB – gestão de 2016 até 2019). Professor titular do Centro Universitário de João Pessoa. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Municipal.

Leave a comment