Nessa quinta-feira (dia 04), nas instalações do Fórum da Justiça Federal em Recife-PE, foi ministrado o Workshop de Proteção Pessoal para os servidores e magistrados, pelo Coronel da reserva remunerada da PMPB Onivan Elias.
- O Workshop de Proteção Pessoal (WPP), visa demonstrar estudos, estatísticas e condutas para que qualquer brasileiro, independentemente da profissão ou condição, minimize as chances de ser a próxima vítima de roubo, latrocínio ou furto.
Mostrando vários casos em vídeos ocorridos somente no Brasil de roubos e latrocínios, o Cel Onivan enfatiza que nem sempre a conduta de “não reagir” é garantia plena de que a vítima não será morta pelo criminoso, ainda que já tenha entregado o bem exigido.
- Enfatiza Onivan que, no Brasil, entre 2019 e 2023, 6.580 pessoas foram vítimas de roubo seguido de morte (latrocínio), segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Ainda nos debates, questionou Onivan, será que 100% dessas vítimas reagiram e em virtude dessa conduta foram executadas pelos criminosos?
- “Ou será que em vários desses casos ainda que a vítima tenha sido colaborativa e não reagido, teve a sua vida ceifada maldosamente e o patrimônio subtraído?”
Por fim, a ideia central do WPP é na direção em que o cidadão brasileiro adote comportamentos preditivos e proativos para diminuirmos as chances da perda de vida inocentes, buscando sempre voltar vivo para casa.