O professor Sales Gaudêncio, que é escritor, biógrafo e atual vice-presidente da APL (Academia Paraibana de Letras), entre outras atividades, esteve nesta quarta-feira (dia 10), na cidade do Recife-PE, almoçando com o também “imortal” da Academia Pernambucana de Letras, o paraibano nascido em Sapé-PB, Mário Hélio.

  • Mário Hélio é o atual superintendente de Produção Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Ele também é coordenador e editor do Suplemento Cultural do Estado e da revista “Continente”, da qual foi fundador.

  • O advogado Eduardo Cunha Lima também participou do encontro no restaurante “Leite”, na capital pernambucana, que está prestes a completar 150 anos de funcionamento ininterrupto, sem nenhum dia de fechamento (iniciou seus serviços gastronômicos em 1882, ainda no reinado do Imperador Dom Pedro II).

O restaurante é famoso por criar pratos em homenagem a seus visitantes ilustres, como o Filé à Chateaubriand e o Medalhões à Gilberto Freyre, além da sua especialidade clássica em frutos-do-mar, chamado Linguado à Burle Marx.

  • A artista plástica Suanê, cuja artebiografia foi escrita por Sales Gaudêncio, está com parte de sua obra atualmente em cartaz durante quatro meses no MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP (Universidade de São Paulo), localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, no campus do bairro do Ibirapuera.

A exposição intitulada “O Pernambuco Cósmico de Suanê”, que tem como curador Tálisson Melo, tem abertura no sábado, dia 20 de abril, às 11h00, ficando disponível para visitação até o dia 21 de julho deste ano.

  • Posteriormente é possível que a exposição de Suanê venha para o Recife, já que ela nasceu em Águas Belas, Pernambuco.

Lucia Suanê Carvalho Nóbrega estava radicada desde 1946 em São Paulo, onde começou a pintar na sua técnica da têmpera.

Suanê faleceu em 2021, aos 97 anos de idade.

Leave a comment