- Neste próximo sábado, 13 de abril, às 19 horas, na Livraria e Café Patuscada, a Editora Clóe, pioneira em publicações literárias na cidade de Diadema, lança “Todo Oceano Quebra no Mar”, primeiro romance publicado da autora baiana Lorena — assim mesmo, sem sobrenome.
A narrativa, em cerca de 120 páginas, revela os encontros entre diferentes personagens e seus enfrentamentos a um mundo marcadamente machista.
- Passadas todas em torno de Salvador, de onde vem a autora, as histórias entrelaçadas pela trama narrativa revelam a dinâmica dos micro poderes que sujeitam às mulheres à diferentes tipos de violências, ao mesmo tempo que apontam para a capacidade feminina de contínua ressignificação de sua trajetória.
Temas delicados, como hipocrisia religiosa, abusos, conduta policial e loucura, são tratados com realismo e veemência.
- Apesar de iniciante no mundo das publicações, Lorena já possui longa experiência como pesquisadora e mediadora de leitura, o que se se reflete na fluidez, concisão e domínio narrativo de sua prosa, muito pungente e vívida.
O lançamento mostra que a literatura de autoria feminina no país vive um momento importante de retomada, pesquisa e afirmação.
- A edição bastante caprichada e o excelente título, Todo Oceano Quebra no Mar, completam os atrativos desta primeira empreitada editorial da jovem escritora.
Vale muito conferir, respirando fundo em muitos momentos!
A Livraria e Café Patuscada, reduto de literatura independente, fica localizada na Rua Luis Murat, 40, Vila Madalena, São Paulo.
- Texto de Carlos André