Neste sábado, dia 27 de abril de 2024, o 1º Grupamento de Engenharia (1° Gpt E) completou 69 anos de existência e, para comemorar esta data, realizou uma Solenidade Militar em suas instalações.
- Após prestadas as honras de praxe ao Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto RIBEIRO, a formatura teve início com os convidados e a tropa entoando a canção da Engenharia.
Em seguida, sendo dignas do mais profundo agradecimento e reconhecimento por parte do Exército Brasileiro, 14 autoridades e personalidades que, por meio de ações institucionais e pessoais, contribuíram para o cumprimento da missão deste Grande Comando, foram agraciadas com o diploma de amigos do 1° Gpt E.
- Em suas palavras à tropa, o Comandante Militar do Nordeste reconheceu e destacou as realizações e entregas do em proveito da Força Terrestre, ao atender as demandas do seu comando enquadrante, e também em proveito da nação brasileira.
Já o General de Brigada ALESSANDRO Silva, Comandante do 1º Gpt E, reverenciou a figura do General Lyra Tavares, eternizado no nome histórico do Grupamento, ressaltando também os frutos do trabalho de uma tropa coesa, sustentada pelos seus valores, pela ética e pelas suas memoráveis tradições.
- Além de diversas autoridades militares e civis, estiveram presentes na formatura da tropa, o Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador João Benedito da Silva, e o Reverendíssimo Senhor Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo da Paraíba e religioso da Ordem dos Capuchinhos, maiores autoridades civil e eclesiástica presente.
- O Governador do Estado, João Azevêdo, foi representado oficialmente, pelo Secretário-Chefe da Casa Civil do Palácio da Redenção, Roberto Paulino, que também é ex-governador paraibano.
A cerimônia, que ocorreu no dia 26, sexta-feira passada, além de enaltecer a memória do Grupamento General Lyra Tavares, foi uma forma de congraçar militares da ativa, veteranos, servidores civis e ex-integrantes da tropa com a sociedade paraibana, valorizando o legado de todos que fizeram e fazem parte da história dos 69 anos do 1º Gpt E.