Segundo o presidente do IHGP, Profº. Jean Patrício da Silva; e da coordenadora do projeto, Profª. Janaína Camilo, o mote temático do projeto vai ao encontro dos conceitos sobre Patrimônio Cultural e a relação com a Memória e a Educação Patrimonial, pois entendemos que são estruturas fundamentais para a preservação da história, das identidades culturais e do respeito ao diferente.
- Neste sentido, observamos que este projeto de educação patrimonial está em consonância com as políticas públicas da educação, que desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Nº 9.394/96), no artigo 26, já orientava para que as políticas públicas sejam voltadas para o respeito às identidades, a cultura e a história local.
- Por este viés, conforme afirmam o presidente e a coordenadora, os objetivos com este projeto são:
- – Oferecer ações de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba;
- – Desenvolver políticas públicas de preservação do patrimônio histórico e cultural, tendo como objetivo contribuir, por meio da educação patrimonial, para a qualidade do ensino na Educação Básica, conforme os serviços de utilidade pública já oferecidos pelo IHGP às comunidades local e nacional.
- – Desenvolver ações de educação patrimonial em parceria com os conteúdos escolares do ensino fundamental, principalmente, aqueles ministrados na área das Ciências Humanas;
- – Propor, como tema transversal, a preservação do patrimônio cultural, especificamente, aqueles a serem desenvolvidos no Novo Ensino Médio na área das Ciências Humanas e Sociais aplicadas ou nas atividades diversificadas;
- – Valorizar o patrimônio histórico e cultural do Estado da Paraíba, com foco nos ensinos formal e informal.
Segundo Jean Patrício, do IHGP, o público a ser atendido será de 900 alunos e 50 docentes.