No último ano do Ensino Médio, os alunos enfrentam um período de transição crucial, onde a vida adulta começa a se aproximar e as decisões sobre o futuro ganham destaque.

  • Nesse momento, os desafios são diversos, e a ansiedade pode se tornar uma companheira constante.

Conversamos com a psicopedagoga Mychelle Quirino, do SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Psicopedagógico) da Escola GGE, para entender melhor quais são esses desafios e como os alunos podem enfrentá-los de forma saudável e produtiva.

  • De acordo com Mychelle Quirino, os maiores desafios dos alunos nessa fase são a gerência da ansiedade diante do novo horizonte que se apresenta e a pressão para definir o futuro profissional.

A expectativa de alcançar objetivos gera ansiedade, enquanto a necessidade de escolher um caminho profissional pode ser esmagadora.

  • Nesse contexto, o autoconhecimento e o trabalho socioemocional se tornam fundamentais para garantir a segurança nesse momento crucial.

Mychelle destaca a importância da gestão da ansiedade como uma das principais estratégias para lidar com os desafios do último ano do Ensino Médio.

  • O SOEP realiza projetos ao longo do ano letivo com o objetivo de ajudar os alunos a controlar a ansiedade e desenvolver segurança durante os novos processos.

É fundamental conversar sobre emoções e saber identificá-las, habilidades que são trabalhadas desde a infância.

“Os maiores desafios são a gerência da ansiedade frente ao novo. Durante o ensino médio, as expectativas se tornam bem mais ativas, o foco para alcançar os objetivos geram ansiedade, além da sensação de que preciso decidir minha vida”, explicou.

  • Dicas do GGE, aos alunos, nesta fase:

* Cuidar de si mesmo e entender suas emoções e limites
* Estabelecer uma rotina de estudos para facilitar a organização e construir segurança;
* Conversar sobre os próprios processos com alguém de confiança;
* Traçar objetivos claros, o que ajudará na construção de uma rota e na manutenção da rotina de estudo;
* Reconhecer que é natural sentir ansiedade diante de processos novos;
* Dedicar tempo para si mesmo, fazendo atividades que tragam prazer e ajudem a reduzir o nervosismo.

  • O último ano do ensino médio é um momento desafiador, mas não precisa ser enfrentado sozinho.

Com apoio emocional e estratégias adequadas, os alunos podem superar a ansiedade e tomar decisões importantes com mais confiança.

  • O autoconhecimento e o cuidado consigo mesmo são essenciais para essa jornada de transição para a vida adulta.

Leave a comment