No mundo, apenas 6% das grandes empresas são comandadas por mulheres e a estimativa é de que somente em 2038 a equidade de gênero comece a ser atingida.
- Este dado é da pesquisa da Deloitte, que mostra, apesar do número desanimador, uma luz no fim do túnel quando o recorte é o Brasil.
A representação das brasileiras como CEOs aumentou de 0,8% para 2,4% em 2023.
- Neste cenário, a construtora genuinamente paraibana Brascon tem se destacado, sendo liderada por mulheres e tendo no seu quadro efetivo a presença feminina em destaque.
Outro estudo mundial, da FIA Business School, aponta que as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023.
- Aqui no Estado, as empresárias paraibanas Marcella e Carina Ramalho têm a missão de comandar a Brascon.
A construtora tem hoje 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e mais de 50% das vagas administrativas preenchidas pelo público feminino.
- Uma empresa de grande porte e que carrega no currículo mais de 1000 unidades entregues só na capital, João Pessoa.
“Nosso mercado é muito desafiador, trabalhamos com grandes empreendimentos, então os projetos precisam ser muito bem elaborados para oferecer aos clientes o melhor que podemos dar. Um diferencial que percebemos é que nossa parte feminina cuida muito dos detalhes”.
- “Todos os nossos produtos se preocupam com a fachada, o design, a qualidade e o padrão em cada cantinho do empreendimento e já percebemos que isso tem dado certo”, destacou Carina Ramalho, CEO, diretora técnica, administrativa e financeira da empresa.
A empresa nasceu em 1985, a partir da arrojada visão de mercado do pai das empresárias, Trajano Ramalho, responsável pela fundação da empresa há quase 40 anos.
- A marca acompanhou a mudança de comportamento e de mercado que o passar dos anos impôs; em 2018, o CEO passou o bastão para suas filhas que, desde pequenas, participaram das ações da empresa e trouxeram inovação para a Brascon.
“Antes as pessoas se adequavam ao produto ofertado, hoje não”.
- “A gente pensa nas pessoas, em como elas vivem e vai adequar o produto à elas. Foi um momento muito decisivo da empresa, essa transição, porque foi de encontro com todas essas mudanças de comportamento que estavam acontecendo no mundo”.
“Não é mais sobre a posse, não é querer ter as coisas, é querer ser e viver experiências de vida”, explica Marcella Ramalho, CEO e diretora comercial, marketing e customer success da Construtora Brascon.
- “Brascon Elas” – Dentro da proposta de incentivo à participação de mulheres na empresa e no ambiente corporativo, a construtora desenvolveu o “Brascon Elas”.
Trata-se de um projeto idealizado para promover o reconhecimento e homenagear as mulheres no mercado de construção civil e imobiliário.
- Há quatro anos a Brascon trabalha nesta iniciativa, realizando diversos eventos e compartilhando conteúdos relevantes.
“Temos muito respeito pelo nosso mercado de trabalho. Não é sobre ver as outras construtoras e profissionais como concorrentes, mas na verdade enxergar uma teia de cooperação capaz de trabalhar de maneira conjunta em prol de uma cidade melhor, com mais investidores e elaborando projetos sustentáveis e arrojados”.
- “O Brascon Elas nasceu com esse propósito, de alavancar a sororidade no âmbito da construção civil da Paraíba”, reiterou Marcella.