A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 será no Brasil.
- A candidatura brasileira superou uma tríplice articulação europeia – formada por Países Baixos (Holanda), Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da FIFA, realizado em Bangkok, na Tailândia, nesta sexta-feira (dia 17).
A candidatura conjunta do México com Estados unidos foi retirada por desistência desses dois países.
- Pelo fuso horário, ainda era madrugada, aqui no Brasil, quando o anúncio foi feito.
O horário de Brasília-DF está 10 horas atrás da Tailândia, localizada no Sudeste da Ásia, perto do Cambodja, Malásia e do Vietnã.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues declarou:
- “Desde que o Brasil se candidatou, este foi um trabalho muito competente e que não foi só do presidente. Nós confiamos plenamente nas mulheres que desenvolveram esse trabalho”
Esta será a primeira Copa do Mundo Feminina a acontecer na América do Sul.
- Ednaldo Rodrigues se referia ao trabalho de articulação feito por um grupo de mulheres, entre elas a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho.
Para a decisão final de onde seria a Copa do Mundo, os avaliadores levaram em consideração: estádios, hospedagem e locais oferecidos para a Fifa organizar o Fan Festival.
- Além disso, o apoio do governo brasileiro foi fundamental para definir a escolha.
Nosso País já sediou duas Copas do Mundo Masculinas, em 1950 (na inauguração do estádio do Maracanã) e em 2014, quando a Alemanha derrotou a “seleção canarinha” por 7×1 no Mineirão, em Belo Horizonte-MG.
- Emocionada, ao final da decisão, Michele Ramalho gravou um vídeo falando da conquista brasileira.