Na manhã desta quinta-feira (dia 16), a Polícia Militar de Sergipe, por meio da 3ª Seção do EMG, promoveu uma palestra sobre proteção pessoal, conduzida pelo coronel da reserva remunerada da Polícia Militar da Paraíba, Onivan Elias.
- O evento aconteceu no auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, localizado na região central de Aracaju.
Natural de Sousa, na Paraíba, o Coronel Onivan Elias, além de doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é membro fundador da Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba, e autor de importantes obras que retratam a dinâmica da atividade policial.
- O coronel Melo, chefe da 3ª seção, conferiu as boas-vindas ao palestrante e agradeceu a presença dos integrantes dos mais diversos órgãos de segurança pública, no evento.
Além de policiais militares das mais diversas unidades, o evento contou com participação de policiais federais, civis e judiciários, membros do Gabinete de Segurança Institucional, e cadetes do CBMSE.
- Para a comandante do GGCC e coordenadora do curso, capitã Belisa Melo de França, esta treinamento vai ficar marcado na história da Corporação.
“Esta é uma data histórica não apenas por ser o nosso primeiro Curso de Negociação Policial, mas também por ser o dia que se concretiza pelo trabalho e auxílio de muitos, com a vontade que existia há muitos anos nos corações e nas mentes de alguns”.
- “Por voto de confiança do nosso Comandante-Geral, sob o olhar atento da Agência Central e do seu grupo de profissionais, foi que a ideia tomou forma pelas mãos do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos.”
Ainda segundo a Capitã Belisa, o objetivo do curso é capacitar policiais para atuarem em ocorrências críticas como negociadores, contando com uma carga horária intensa de instruções teóricas e práticas, durante quatro semanas.
- “Trazendo em seu rol instrutores e negociadores de renome no cenário nacional de segurança pública, o nosso Curso de Negociação Policial atraiu os olhares da nossa tropa, mas também de outras forças de segurança”.
“Além dos 15 alunos da PMSE aqui presentes, o nosso corpo de discentes é composto por policiais militares de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte e Alagoas, além de contarmos com agentes da Polícia Civil e da Polícia Federal aqui de Sergipe”.