Na primeira entrevista de cunho pessoal concedida a um veículo de comunicação da imprensa local pelo empresário Roberto Santiago, dono dos dois principais shoppings de João Pessoa, ele revelou a trajetória profissional e de vida que percorreu antes de se tornar um dos principais empresários da Paraíba.
- Com uma longa trajetória como um player importante do mercado, o empresário começou a atuação na economia juntamente com o próprio pai, Divaldo da Nóbrega, até se tornar proprietário do Shopping Manaíra e Shopping Mangabeira.
O empresário contou em entrevista à rádio CBN/João Pessoa a trajetória de vida de sua família nos negócios, que inicialmente eram voltados para outro setor da economia, e também explicou como se consolidou entre os grandes nomes dos mercados paraibano e nordestino.
- Foi uma herança da avó paterna que garantiu o recomeço da família, após prejuízos acumulados nos negócios feitos no passado.
O pai conseguiu uma parte de terra com os irmãos da mãe de Roberto e ele começou a fazer loteamentos na cidade de Santa Rita, mesmo sem nunca ter trabalhado na área.
- O objetivo principal, com cada terreno vendido, era garantir a feira de casa.
No entanto, a competitividade era alta na região, o que fez o empresário perceber que precisaria fazer algo diferente para se sobressair.
- Roberto conta que o primeiro passo foi abrir seu escritório em um local de destaque no então Parque Solon de Lucena (Lagoa).
Com o aumento das vendas ele passou a ser procurado para vender imóveis de terceiros, com pagamento de comissões.
Ele então adotou uma política diferenciada de vendas e aumentou a comissão dos vendedores como forma de incentivo.
O passo seguinte foi comprar áreas em cidades do interior para fazer loteamentos, como em Sapé, por exemplo.
- Ele estima ter vendido cerca de 80 mil terrenos, na década de 1980.
É em um dos loteamentos idealizados por Roberto, já aqui em João Pessoa, que estão os terrenos onde posteriormente foi erguido o Manaíra Shopping.