O IHGP – Instituto Histórico e Geográfico Paraibano lança, nesta quarta-feira, dia 22, às 18h00, no Cejus – Centro de Estudos Jurídicos e Sociais, o projeto “O IHGP vai às escolas: uma proposta de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba”.

  • O projeto foi aprovado em edital público da própria Secretaria de Educação da Paraíba.

O presidente do IHGP, Jean Patrício, ressaltou a importância do trabalho que vai oferecer oficinas para estudantes da rede estadual de ensino e formação para os professores abordando a história da Paraíba, história e gênero, patrimônio histórico e cultural e memória afro-brasileira.

  • “ Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de preservação do patrimônio histórico e cultural na Educação Básica, seguindo nosso propósito já oferecido pelo IHGP às comunidades local e nacional”.

“Através da educação patrimonial é possível trabalhar as interpretações dos artefatos, documentos, obras de arte e objetos de cultura material, que podem revelar a importância da salvaguarda desses acervos, garantindo às gerações futuras o sentimento de pertencimento, sendo um suporte para o exercício da cidadania.”

  • A coordenação do projeto é da professora Janaína Camilo, da Universidade Federal de Campina Grande.

As atividades começam em julho e nesta edição serão contempladas cinco escolas:

  1. ECI Luzia Simões Bartollini,
  2. ECIT João Pereira Gomes Filho,
  3. Professor Pedro Augusto Porto Caminha,
  4. Liceu Paraibano e o
  5. Centro Profissional Deputado Antônio Cabral.
  • Ao todo serão 900 alunos e 50 professores envolvidos no projeto.

Serão oferecidas as oficinas de Introdução à Fotografia e Patrimônio e Cultura Afrobrasileira: uma reavaliação do papel do negro na sociedade brasileira.

  • Para os professores da rede estadual serão oferecidos quatro cursos de formação: História da Paraíba, História e patrimônio cultural, História, literatura e racismo e História e gênero.

O projeto “O IHGP vai às escolas: uma proposta de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba” terá a duração de 12 meses.

  • O lançamento será no Cejus – Avenida Rio Grande do Sul, nº 1411, Bairro dos Estados, João Pessoa.

Serviço:
Dia: 22 de maio (quarta-feira)
Lançamento do Projeto: “O IHGP vai às escolas: uma proposta de educação patrimonial para as Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba”
Local: Cejus – Avenida Rio Grande do Sul, nº 1411, Bairro dos Estados, João Pessoa.
Hora: 18h00

  • Equipe do Projeto: O IHGP vai às escolas

Leave a comment