O monólogo “Esquecidos por Deus” faz sua estreia na capital paraibana nesta sexta-feira, dia 24 de maio, em única sessão, às 20h00, no Teatro Ednaldo do Egypto.

  • Encenado pelo ator pernambucano Murilo Freire, que comemora 40 anos de trajetória artística com sua volta aos palcos.

O espetáculo “Esquecidos por Deus”, concebido pelo diretor José Manoel Sobrinho, a partir da obra “O Livro das Personagens Esquecidas”, do também autor Cícero Belmar, trata de questões fundamentais dos tempos contemporâneos, como memória, identidade, patrimônio, apagamentos, esquecimentos e sua relação com religiosidades.

  • Natural de Recife-PE, mas residente em Caaporã-PB, Murilo Freire, uniu a cultura de dois Estados em uma produção iniciada em 2023, entre ensaios nas capitais João Pessoa e Recife e também nos municípios de Goiana-PE e Caaporã-PB.

“A última vez que estive nos palcos foi em 2010. Neste ano, 2024, completo 40 anos de carreira. Faço teatro desde 1984, iniciando aos sete anos e minha primeira temporada profissional foi aos oito anos de idade. Em 2002 decidi me dedicar mais ao ensino do teatro e à formação/preparação de atores e atrizes”.

  • “Em 2010 fiz minha última aparição nos palcos desde então, a convite de uma ex-aluna que dirigia seu primeiro espetáculo e pediu minha colaboração. Retornar aos palcos com o mestre Diretor José Manoel Sobrinho é uma honra e felicidade”, declara o ator.

O Diretor José Manoel Sobrinho diz que, a idéia de realizar a montagem, é discutir sobre temas urgentes da contemporaneidade, tais como memória, patrimônio, identidade, seus apagamentos e esquecimentos, a relação destes processos com religiosidades, com o compromisso nas apresentações do acesso às pessoas com deficiência física e motora, assim como ao público da terceira idade.

  • “Construímos o espetáculo realizando ensaios abertos em Recife, Goiana e Caaporã, para públicos diversos e específicos, com realização de rodas de conversa acerca dos temas abordados e sobre a própria dinâmica do espetáculo”, ressaltou o diretor.

A estreia nacional do inédito espetáculo aconteceu no mês de abril deste ano, no II Festival “Oxente de Teatro: 40 anos de atividade em grupo” realizado no Theatro Santa Ignez, em Alagoa Grande-PB.

  • A agenda das próximas apresentações inclui Goiana, Recife, Bodocó, Exu, Araripina e Caaporã, na Pousada Hotel Novo Paraíso, onde será lançado o Mini Doc “Esquecidos por Deus: Bastidores de uma produção teatral Caaporense!” aprovado em Caaporã – Dezembro 2023/pela Lei Paulo Gustavo.

A classificação indicativa é de 16 anos e os ingressos estão à venda através do Sympla ou 1hora antes da apresentação, na bilheteria do Teatro Ednaldo do Egypto, nos valores de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

  • Fotos/Crédito: Tayná Nunes e Sergio Ricardo @lampejofotografia @prod_vortex

Leave a comment