Esta é a primeira vez que um grupo de estudantes paraibanos se desloca para o Rio Grande do Sul para prestar assistência em situações de emergência.
- Um grupo de alunos do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIESP, composto por cinco estudantes do 7º período, partiu na última sexta-feira (dia 7) em direção ao Rio Grande do Sul.
Seu objetivo é oferecer assistência à equipe nacional que está trabalhando incansavelmente no resgate e cuidado dos animais afetados pela recente tragédia na região.
- A iniciativa foi liderada por Adriana Cabral, estudante à frente desse trabalho e proprietária do primeiro Hemocentro Veterinário da Paraíba, o HEMOCARE VET.
Adriana, também membro da Associação Brasileira de Hematologia Veterinária e Medicina Transfusional (ABVHMT), foi constatada por colegas veterinários do Rio Grande do Sul em busca de apoio.
- “Desde que ocorreu a catástrofe, meu coração se encheu de compaixão e eu sabia que não podia assistir de tão longe sem fazer nada”, compartilha Cabral.
“Recebemos um pedido de socorro de alguns médicos veterinários do Rio Grande do Sul e nos solidarizamos imediatamente.”
- A médica Daniele Duhart, que está liderando os esforços desde o início da tragédia, descreveu a situação como exaustiva:
“Poucos voluntários com capacitação técnica, falta de descanso e muitas pessoas devastadas psicologicamente.”
- Ao ouvir o chamado de Duhart, Adriana Cabral mobilizou seus colegas de turma e buscou apoio.
“Em princípio, pensei em ir sozinha, mas resolvi compartilhar com minhas colegas de turma e surgiu a ideia de montarmos uma equipe”, diz ela.
- Com o auxílio de contatos e apoio da universidade, a equipe conseguiu as passagens aéreas e outros suportes necessários para a viagem.
O grupo partiu de João Pessoa na última sexta-feira (dia 7), embarcando em uma jornada que incluiu escalas em Recife-PE, São Paulo-SP, Florianópolis-SC e finalmente Pelotas, no Rio Grande do Sul, antes de seguirem para Porto Alegre-RS de ônibus.
- Após mais de 20 horas de viagem, chegaram ao local de destino.
“Estamos preparados para ajudar em qualquer situação que se fizer necessário e nos apoiarmos mutuamente como equipe”, afirma Adriana Cabral, já em campo de trabalho.
- “Não nos importa se formos limpar baias ou dormir pouco para revezar. Faremos o que for preciso para dar alento aos médicos e enfermeiros locais.”
Esta é a primeira vez que um grupo de estudantes paraibanos se desloca para o Rio Grande do Sul para prestar assistência em situações de emergência.
- O apoio para essa iniciativa veio de diversas fontes, incluindo uma rifa organizada pelos estudantes, apoio da universidade, da prefeitura municipal de João Pessoa e de autoridades locais.
“A gratidão é imensa por todas as pessoas que nos apoiaram, desde as anônimas até os mais públicos”, expressa.
- “Voltaremos com experiências valiosas para aplicarmos em nosso Estado e esperamos contribuir significativamente para o alívio da situação no Rio Grande do Sul.”
O grupo planeja retornar na madrugada do dia 17 de junho, seguindo o mesmo itinerário da ida, e espera compartilhar suas experiências e aprendizados com a comunidade local.