• A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, nesta quinta-feira (dia 3), o título de cidadania paraibana ao advogado e fundador do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, Francisco Derly Pereira.

A homenagem proposta pelo deputada Cida Ramos aconteceu no plenário da “Casa de Epitácio Pessoa” e contou com a presença do vereador Marcos Henriques, da Câmara Municipal de João Pessoa, além de juristas, filiados ao Partido dos Trabalhadores, familiares e amigos do homenageado.

  • Francisco Derly Pereira nasceu no ano de 1939 no Estado do Ceará e chegou à Paraíba para morar na cidade de Cabedelo, no ano de 1972, e oito anos mais tarde, em 1980, contribuiu para a fundação do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, sendo o primeiro candidato ao Governo do Estado pelo partido, em 1982.

Emocionada, a deputada autora da propositura, Cida Ramos destacou a trajetória de Derly à frente do PT e de sua luta pela democracia na Paraíba e no Brasil.

  • O vereador Marcos Henriques ressaltou que o advogado Derly Pereira é uma das maiores lideranças de esquerda na Paraíba, cuja história inspira e serve de exemplo para muitos militantes, sindicalistas e políticos do Estado.

O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, lembrou que Derly foi o primeiro vereador eleito pela legenda na Capital e a homenagem prestada pelo Poder Legislativo é um reconhecimento ao seu legado político.

  • O homenageado ingressou no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará em 1965.

Em 1970, mudou-se com a família para a cidade de São Paulo/SP, devido às fortes perseguições políticas sofridas no Ceará.

  • Após dois anos residindo na capital paulista, em 1972, foi preso e transferido para o Ceará, permanecendo preso por cerca de dois meses.

Em 1988, foi o primeiro candidato eleito pelo PT na Paraíba, como vereador em João Pessoa.

  • Em 1990, aposentou-se do Banco do Nordeste, contudo continuou advogando e atuando nas causas trabalhistas e sindicais, chegando a ser vice-presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Exerceu também a presidência do Partido dos Trabalhadores.

  • VEJA ABAIXO O PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA ESTADUAL CIDA RAMOS:

Leave a comment