A Imortalidade Acadêmica é uma pretensão para os Intelectuais ao serem empossados e só conseguem a verdadeira Imortalidade quando são reverenciados no Jardim de Academus (1).
  • Não pertencente a Academias e sim pela Intelectualidade como Professor possibilitou que a Cidade de Sapé tornasse Imortal JOSÉ ANTÔNIO MEIRELES. 
Falar do mortal Meireles é reviver os bons momentos que pude desfrutar da sua companhia na Cidade de Sapé, sendo responsável por esta amizade o também amigo Adauto Ramos, historiador que me apresentou ao Mestre Meireles, proporcionando diversos encontros em sua casa para conversas agradáveis e de uma amizade sincera, desprovida de interesses que não fosse a confiança e bem estar de cada um.
  • A organização da sua casa com objetos sentimentais e de grande beleza histórica por sua antiguidade demonstrava o quanto era disciplinado e organizado o Professor que por muitos anos administrou a educação no município de Sapé. 
Também, importante falar do ambiente floral da casa com um belo jardim e um parreiral (2) de encantar.
  • As homenagens em vida proporcionam ao homenageado o sentimento de reconhecimento e de valorização de tudo que praticou em sua vida. 
Mas quando esta homenagem não se realiza em vida por diversos motivos do Poder Público temos que recebê-la com orgulho em prol do homenageado, através da sua família, porque faz o Estado curvar-se ao valor daquele que contribuiu com a grandeza da Cidade.
  • Meireles construiu para muitos Sapeenses o caminho, a estrada, de um futuro próspero através do conhecimento como Professor. 
A estrada é um caminho de homenagens e quem passa por ela sempre pergunta quem foi aquele homenageado na Placa que sinaliza aquela via.
  • Ora, essa busca pelo conhecimento perpetua a imagem de Meireles por uma das Ruas da Cidade de Sapé que relembra aos seus atuais moradores a sua memória e permite que muitos visitantes vejam seu nome e busquem saber quem foi Meireles. 
A busca sobre quem foi alguém é um dos pilares da Imortalidade porque permitirá a lembrança eterna de uma pessoa homenageada.
  • R. Prof. José Antonio Meireles – Sapé – PB, 58340-000
  • Mas José Antonio Meireles, pai de um grande amigo que conheci ainda garoto (Jornalista Giovanni Meirelles), foi um grande professor e sua condição de Diretor do Colégio Estadual de Sapé proporcionou que o Governo do Estado rendesse ao seu ex-Diretor mais uma homenagem pós morte com a titulação de “Laboratório de Gastronomia “José Antonio Meireles”, através da Lei 13.127/2024, da Escola Cidadã Integral Técnica “Monsenhor Odilon Alves Pedrosa”. 

A referida homenagem irá proporcionar que a Imortalidade de José Antonio Meireles seja uma eterna estrada pela rua em seu nome que leva à todos como “caminho” em busca do saber na Escola Cidadã, onde esta palavra “Cidadã” (3) representa tudo que o homenageado fez em toda a sua vida para com os seus alunos, professores e pais dos alunos como Professor e Diretor, buscando levar á todos o pleno exercício da cidadania que por nossas ações nos leva à Imortalidade.

  • RICARDO BEZERRA, Advogado, Escritor,  Academia Brasileira de Direito, Academia Paraibana de Letras Jurídicas, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, Academia de Letras e Artes do Nordeste – Paraíba, Academia Paraibana de Poesia, Ex-presidente da União Brasileira de Escritores da Paraíba.
  • NOTAS DO AUTOR:
(1) Em 388 a.C., onze anos após a morte de Sócrates, Platão fundou a sua escola filosófica: a Academia. Por ser ateniense, o filósofo tinha direitos civis garantidos e podia adquirir terrenos na cidade. Ele escolheu um terreno no interior do parque Academia, dedicado ao herói grego Akademus.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/platao.htm
(2) Parreira. Viticultura. A videira que se encontra apoiada numa grade, disposta de modo horizontal, sustentada por varas, pilares etc. No Nordeste se diz “pé-de-uva”.
Fonte: https://www.dicio.com.br/parreira/
(3) De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidadã ou cidadão é a pessoa que adquiriu direitos políticos e está apta a votar e ser votada.
Fonte: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/voce-sabe-o-que-significa-ser-uma-cidada-ou-um-cidadao-o-glossario-eleitoral-explica

Leave a comment