- Autor: Padre Emiliano Camilo
Quando tenho oportunidade, busco falar para os meus alunos do ensino médio da importância da arte e da cultura no processo de formação deles.
- Pois, como tenho dito, a arte e a cultura se definem como um elemento dinâmico na existência humana, pois não existe indivíduo que não tenha sua própria arte e cultura, onde cada um a cria e difunde.
No falar para os jovens estudantes, viso buscar nas suas abordagens, entender qual a influência da arte e da cultura na educação como também na vida deles, pois a fala sobre educação deve fundamentar a base da sua discussão em sua responsabilidade social, que está centrada em formar um cidadão com competência para desenvolver-se em suas atividades cotidianas, prezando os valores essenciais de sociabilidade entre indivíduos.
- As diversas abordagens dos termos arte e cultura, muitas vezes direciona o pensamento à música, literatura, artes plásticas, ou uma infinidade de habilidades desenvolvidas durante o percurso da existência do homem; entretanto, sua perspectiva é muito mais ampla, considerando-se que tanto a arte como a cultura podem ser concebidas como tudo que o homem produz.
Contudo, quando se conceitua os termos arte e cultura, compreende-se sua expressiva importância nas relações histórico-sociais, podendo-se inclusive afirmar que suas influências de massa acabam permitindo a preservação de grupos sociais, detendo características que se manifestam no cotidiano, no comportamento social e nas produções físicas e imateriais.
- Nesses processos estão incorporados diversas dinâmicas e posturas, todos os aprendizados adquiridos formal ou informalmente, sejam os referentes a crenças, hábitos, idioma, alimentação etc.
Todos estes fatores representam as manifestações artísticas e culturais, sendo muitos destes originados nas interações familiares.