‘Cantando Memórias’ é o título do Recital que o coral Universitário Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai apresentar nesta quinta-feira (dia 11) a partir das 20h00, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, em homenagem aos 20 anos de atuação do seu maestro Eduardo Nóbrega.

A entrada é franca.

  • Na ocasião haverá homenagens e participações especiais de amigos/maestros de Eduardo Nóbrega, além de participações em algumas músicas de ex-coralistas que passaram pelo Gazzi de Sá nestes vinte anos.

No repertório dividido em duas partes, serão apresentadas composições diversas, na primeira parte teremos:

  1. ‘Pra quem Canta’ de Eduardo Lackchevitz;
  2. ‘IV Tractus para Sábado Santo’ de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, com solo de fagote de Bruna de Souza Lima e no teclado Yuri Ribeiro;
  3. ‘ In Monti Oliveti’ composição de Tom K, com solo de Izadora França e no piano, Haercio Medeiros e finalizando a primeira parte
  4. ‘Agnus Dei’ de Eli-Eri Moura, participação no piano do professor, Marcilio Onofre.

Já a segunda parte começa com a composição:

  1. ‘Sangrando’ de Gonzaguinha (arr. Eduardo D. Carvalho) e solo de Clara Dantas, no piano, Haecio Medeiros;
  2. ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’ de Márcio Borges/Lô Borges (arr. Eduardo Lakschevitz), solo de Izadora França e no piano: Haecio Medeiros;
  3. ‘Paciência’ de Dudu Falcão/Lenine (arr. Eduardo D. Carvalho) ao piano Haecio Medeiros e no violão Alex Chaves;
  4. ‘O Trem das 7’ de Raul Seixas (arr. Tom K) ao piano Yuri Ribeiro;
  5. ‘Bicho de Sete Cabeças’ de Geraldo Azevedo/Zé Ramalho/Renato Rocha (arr. Tom K) no piano, Yuri Ribeiro;
  6. ‘Meu Pai Oxalá’ de Toquinho e Vinícius de Moraes (arr. Tom K), no piano, Yuri Ribeiro.

E para encerramento, todos participam cantando a primeira composição do repertório ‘Pra quem Canta’, com Eduardo Lakschevitz acompanhado por Haecio Medeiros (piano) e Yuri Ribeiro (sanfona).

  • O coral decidiu realizar essa homenagem ao maestro Eduardo Nóbrega por sua grande atuação a frente do grupo nesses 20 anos, levando o nome da UFPB e da Paraíba aos eventos nacionais e internacionais, além de priorizar a música de autores e arranjadores paraibanos.

Eduardo Nóbrega tem uma passagem intensa no cenário do canto coral paraibano, como fundador dos corais do SINTESP (UFPB); da Saelpa; Coteminas; Coral d’Artes da UFPB; Ministério da Fazenda; Sindifisco, Coral do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa/PB (IPM) e do Coral da OAB.

  • Desde 2004 é maestro titular do Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB.

Atualmente é professor do Departamento de Educação Musical (UFPB) das seguintes disciplinas:

  • Música Popular Brasileira, Regência Coral I, Regência Coral II e Canto Coral, além de coordenador/fundador desde 2003 do Festival Paraibano de Coros, evento de caráter internacional que propaga o canto coral por todas as partes do mundo.

  • Histórico do coral

Criado em 1963, o Coral Universitário Gazzi de Sá é um projeto da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de grande projeção e importância na promoção da cultura por meio da música e do canto coral sob a égide da Proex.

  • Este projeto emblemático não apenas enaltece a rica herança musical, mas também serve como um catalisador para o desenvolvimento de talentos dentro e fora dos limites acadêmicos.

Sob a batuta do maestro Eduardo de Oliveira Nóbrega desde fevereiro de 2004, com a participação por cerca de cinco anos do regente assistente, o professor João de Arimatéia, o grupo alcançou notoriedade por suas performances envolventes sob a direção da professora Eleonora Montenegro e composições do diretor Musical (in memoriam) Tom K.

  • Durante a gestão do maestro Eduardo Nóbrega o coral contou com a participação das professoras de técnica vocal Erika Kallina, Ana Catarina Coelho e Giovanna Maropo.

Atualmente o coral tem como professora de técnica Vocal, Izadora França.

  • O coral, desde então, vem se apresentando nos principais festivais de Coros do Brasil e durante a pandemia participou on-line de encontros internacionais, alcançando críticas construtivas de diversos regentes.

Durante esses 20 anos, o coral convidou maestros de renome nacional e internacional para abrir as atividades anuais do grupo, a exemplo dos maestros:

  • Tom K (PB); Carlos Anísio (PB); Marcílio Onofre (PB); John Warren (USA); Eduardo D. Carvalho (DF), Peppie Calvar (USA), Eduardo Lakschevitz (RJ) e Wendy Moy (USA).

Leave a comment