Pouquíssima gente sabe que Mário Hélio nasceu em Sapé-PB, no dia 16 de abril de 1965.

  • Muito pouca gente mesmo. Quase nada. Quase ninguém.

As atividades culturais desenvolvidas pela dupla (incluindo-se aqui, desde já e sempre, a presença constante de Sales Gaudêncio, nascido em Antenor Navarro, atual São João do Rio do Peixe, de onde partiu para ganhar o mundo) acabaram aproximando os dois paraibanos de origens tão distantes.

  • Um, vindo das lonjuras do Sertão e o outro gerado no eito da cana-de-açúcar, das Ligas Camponesas, Terra de Augusto dos Anjos, Capital do Abacaxi, sentindo o cheiro do mar, no entre trecho da Várzea para o Litoral.

Os dois estarão presentes nesta quinta-feira (dia 18), à noite, em Campina Grande, na “Noite Gilbertiana”.

  • Na ocasião, será proferida a conferência intitulada “A Paraíba de Gilberto Freyre”, a cargo do escritor Mário Hélio, integrante da Academia Pernambucana de Letras e também superintendente de Produção Editorial da CEPE (Companhia Editora de Pernambuco, pertencente ao Governo do Estado vizinho), responsável pela edição do jornal literário “Suplemento Pernambuco” e da revista “Continente”, uma das publicações culturais mais antigas em atividade no Brasil.

O local do evento é a FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, neste dia 18 de julho (quinta-feira), às 18h00.

  • Assinam o duplo convite oficial Severino Ramalho Leite (Presidente da APL) e Thélio Queiroz Farias (Presidente da ALCG).

 

Na mesma conferência serão lançados os livros:

  • “O Brasil de Gilberto Freyre: uma introdução à leitura de sua obra”, e também,
  • “A história íntima de Gilberto Freyre”, ambos da autoria de Mário Hélio Gomes de Lima.

Também será lançada a mais recente edição da Revista “Continente” da Editora CEPE.

  • QUEM É ESTE “PARAIBUCANO” OU “PERNAMRAÍBA”?

O escritor e jornalista Mário Hélio Gomes de Lima ocupa na Academia Pernambucana de Letras a cadeira de número 24, que tem como patrono Joaquim Nabuco.

  • Mário Hélio tem 58 anos e é paraibano, natural da cidade de Sapé.

Ele é mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Antropologia pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

  • O escritor tem 12 livros publicados, incluindo “O Recife melhor do que Paris” e “Cícero Dias – uma vida pela pintura”.

Muito além do que uma simples biografia, “A história íntima de Gilberto Freyre”, que é o mais novo livro do jornalista e escritor Mario Hélio, publicado pela Cepe Editora, é um mergulho na obra e na intimidade do aclamado historiador e sociólogo pernambucano.

  • Além de repórter e colunista de literatura, ele foi curador literário da Fliporto (Feira Literária Internacional de Pernambuco), coordenador-geral da Editora Massangana e diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco.

Mário Hélio foi convidado pela própria Governadora Raquel Lyra, para trabalhar como superintendente na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

  • Ele passou a coordenar e editar o Suplemento Cultural do Estado e a revista Continente, da qual foi fundador, nesta sua nova passagem pela Cepe, desde junho de 2023.

Leave a comment