Representantes da Unidade Gestora do Projeto de Aprimoramento do Modelo e Atenção na Rede de Saúde (Projeto AMAR), vinculado ao Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram do Dia de Operações – Gestão de Projetos com Impacto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado nos dias 6 e 7 (terça e quarta-feira), em Brasília-DF.
- Além de promover a troca de experiências durante a execução e o planejamento de ações custeadas com recursos do banco, o evento também teve como objetivo discutir temas relacionados à gestão institucional, como:
- Conhecimento, Inovação e Comunicação;
- Unidade de Soluções Ambientais e Sociais;
- Boas Práticas de Engajamento e Governança; e a nova
- Lei de Contratações com as Políticas do BID.
- O gerente de Obras do Projeto AMAR, Rafael Rabelo, ressaltou que o Dia de Operações do BID é de suma importância para o fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado e o BID, “pois possibilita um intercâmbio de informações que contribuem diretamente não só para o aperfeiçoamento dos projetos que já vêm sendo desenvolvidos na área da Saúde, através do Projeto Amar, mas também para o desenvolvimento de novas ações em prol da população paraibana”.
Além disso, ele destacou o volume de investimentos no setor de obras, com a reforma e ampliação de hospitais e maternidades de média e alta complexidade, e com a aquisição de equipamentos para as linhas de cuidados materno infantil, oncológica e enfermidades crônicas.
- “Serão investidos cerca de R$ 170 milhões, que terão como reflexo um verdadeiro canteiro de obras em cada recanto da Paraíba, ampliando a oferta e a qualidade dos serviços”, acrescentou Rafael Rabelo.
Também participaram do encontro a assistente Técnico Normativo do AMAR, Raissa Catão e a gerente de Orçamento e Finanças, Angelita Braz.
- O evento contou, ainda, com a presença da chefe de Operações do BID no Brasil, Paola Arrunategui, da analista financeira Kátia de Oliveira, do coordenador Alterno, Leonardo Shibata, entre outros representantes dos 25 programas financiados pelo BID em 14 Estados do país.
- O que é o Projeto AMAR
O Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Projeto AMAR), desenvolvido pelo Governo do Estado, é um investimento que visa o fortalecimento da ação do SUS na Paraíba, com melhorias na oferta de serviços essenciais e com o fortalecimento da rede de serviços baseada na Atenção Primária, por meio do aumento das capacitações clínicas e do treinamento permanente das equipes nos protocolos de linha de cuidado.
- Além disso, o projeto, que é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também busca contribuir para a agenda de inovação por meio do financiamento de novas tecnologias em saúde.